O estudo, que resulta de 1.258 entrevistas, refere-se ao consumo de cinema ao longo do último ano em diferentes plataformas, como a exibição comercial e a exibição alternativa (cinemateca e cineclubes) e o visionamento em DVD e televisão.

De acordo com o Obercom, 77,3 por cento dos consumidores portugueses viram cinema através da oferta dos canais televisivos, com uma larga margem de vantagem em relação ao DVD, escolhido por 35,8 por cento dos inquiridos.

Em terceiro lugar nas preferências dos portugueses no que toca a ver filmes surge a ida ao cinema (35,1 por cento).

Estes dados coincidem com os do Instituto do Cinema e Audiovisual, que indicam que em 2010 as salas de cinema registaram 16,6 milhões de espectadores.

Segundo o Obercom, cerca de 15 por cento dos espectadores fizeram descarregamentos de filmes pela Internet.

O estudo refere ainda que os homens vêem mais cinema na televisão do que as mulheres (82,3 por cento contra 72,8 por cento), mas na frequência nas salas de cinema estão ambos equilibrados.

Quanto ao consumo de filmes portugueses, 35,9 por cento dos inquiridos disse tê-los visto na televisão.

«Este dado vem reforçar o papel da programação televisiva de filmes de produção nacional na aproximação ao público», refere o documento do Obercom.

O estudo foi feito a partir de 1.258 entrevistas feitas a residentes com mais de 15 anos em Portugal continental.

SAPO/Lusa