
Entre 25 e 29 de julho, o Bairro de Alfama irá receber a 1.ª edição do Cinalfama — Lisbon International Film Festival.
O evento com periodicidade anual, irá celebrar o cinema e Alfama, juntando realizadores de todo o mundo e dinamizando espaços e recantos menos conhecidos do bairro histórico de Lisboa, redescobrindo atrás da lente do cinema em momentos de encontro e reflexão, destaca o comunicado oficial da organização.
"O Cinalfama começou como um grupo informal de cinéfilos, que fazia das ruelas de Alfama o seu palco. Agora propõe-se a caminhar renovados e ambiciosos caminhos, como o Cinalfama — Lisbon International Film Festival, um evento anual indoor e outdoor, com diversas categorias competitivas, que promete dar nova vida a vários recantos históricos deste bairro.", refere João Gomes, realizador e diretor do festival.
De nove categorias competitivas, um júri composto por 11 personalidades ligadas ao cinema, como Leonor Teles e Pedro Cabeleira, selecionou os melhores filmes que serão exibidos durante o Festival a partir de mais de mil candidaturas, numa programação com entrada livre durante os cinco dias em locais emblemáticos como a histórica sede do Grupo Sportivo Adicense, as Escadinhas de São Miguel, a Rua do Loureiro e a Rua dos Corvos.

O palmarés da 1.ª edição junta "Dreaming an Island", de Andrea Pellerani, vencedor do Grande Prémio Cinalfama; "Cow Bells", de Charles Habib-Drouot, venceu na categoria de Melhor Média Metragem; "Boca do Inferno", de Luís Porto, foi Melhor Filme Português; "31st of August", de Béatrice Pradal, liderou na categoria de Melhor Filme Francês; na categoria de Melhor Guião, foram premiadas a longa "Death Whipers", de John Martins, e a curta "A Shot for Freedom", de Giuseppe de Vuono.
Outros destaques na programação incluem "Untiled", do realizador Clément de Dadelsen, como Melhor Filme de Estreia (1st Timers); "Mechongé", de Arturo Prins López, que venceu o Melhor Filme Micro & No Budget; "A Dog Under the Bridge", de Tang Rehoo, como Melhor Filme de Animação; e "A City Always New", de Jefferson Cabral, na categoria City in Film.
Comentários