O filme "Maixabel", que conta a caótica história da aproximação de uma viúva de um político assassinado pelo ETA a dois algozes, foi recebido no sábado no Festival de Cinema de San Sebastián com comoção e longos aplausos.
Os vencedores dos prémios do cinema português, os Sophia, são anunciados hoje pela Academia Portuguesa de Cinema, numa edição liderada por "Mosquito", filme de João Nuno Pinto, que soma 13 nomeações.
O realizador espanhol Mario Camus, cujo filme "A Colmeia" ganhou o primeiro prémio no Festival de Cinema de Berlim, morreu hoje aos 86 anos, refere a agência France-Presse (AFP).
“O Ódio”, de Mathieu Kassovitz, e “Não Dês Bronca”, de Spike Lee, fazem parte da programação do Cinema Drive-In que irá funcionar, a partir de 29 de setembro, na Matinha, em Lisboa, no espaço que acolherá o Festival Iminente.
O 46.º Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF), que tem a coprodução portuguesa "Sycorax", realizada pelo espanhol Lois Patiño e pelo argentino Matías Piñeiro, presente na competição de 'curtas', encerra hoje com anúncio dos filmes vencedores.
Filme rodado durante a pandemia no verão de 2020 vai passar na secção Ousar, onde passam trabalhos que pretendem confrontar e cativar o público com histórias alternativas.