«Tive a sorte de encontrar uma maneira de viver que me permite retirar alguma pressão da angústia com que nasci. Se não fosse actor seria um aventureiro. Ser actor permite-me estar de férias de mim próprio e é essa a maneira que tenho de ir vivendo comigo sem me enjoar muito». - Virgílio Castelo

Um ano depois de ser galardoado com o prémio de Melhor Actor pelo papel de «Norman» na peça «O Camareiro», Virgílio Castelo veste a pele de protagonista num documentário inédito com estreia marcada no canal BIO para esta segunda-feira, 30 de Maio, pelas 22h00.

Ao longo de cerca de cinquenta minutos de produção nacional, somos convidados a conhecer os momentos mais marcantes da vida de um dos actores mais acarinhados pelos portugueses, com uma carreira repleta de trabalhos notáveis e altamente reconhecidos.

Esta biografia revela as suas recordações de infância, a entrada no mundo da moda, a descoberta do universo da interpretação, os primeiros passos como actor, o investimento que aplicou na sua formação, bem como a sua intensa vontade de aperfeiçoamento, aliada ao rigor e disciplina que aplica na construção das suas personagens.

Neste trabalho, Virgílio Castelo destaca os momentos cruciais que marcaram a sua evolução no mundo da interpretação, recordando o apoio fundamental de nomes como a actriz Helena Isabel, Francisco Nicholson ou Nicolau Breyner que o introduziram no meio, abrindo-lhe as portas para que pudesse demonstrar o seu trabalho, iniciando assim um longo e sólido percurso artístico.

Virgílio Castelo soube construir uma carreira cheia de trabalhos notáveis e com um forte reconhecimento do público. Neste documentário, o BIO dá a conhecer este homem que é actor, mas que não se deixou ficar colado a uma imagem bonita e interessante, partindo atrás da sua paixão pela arte de representar.

Depois de prestigiadas figuras do panorama artístico nacional como Mariza, Herman José, Alexandra Lencastre, Diogo Infante ou Catarina Furtado, desta vez, o BIO convida-o a conhecer melhor e a aplaudir o actor Virgílio Castelo que, aos 57 anos, continua a fazer-nos rir e a comover-nos com as suas brilhantes representações.

Breve biografia

Virgílio Castelo nasceu em Lisboa, no início do ano de 1953. O aspecto físico agradável e cuidado levaram-no a uma carreira de modelo, era ainda muito jovem, numa época em que isso não era muito comum Portugal.

A paixão pela arte de representar não se satisfez com as curtas «personagens» que ia apresentando na passerelle e nas sessões de fotografia, por isso procurou o Conservatório de Lisboa para estudar a arte de representar.

Em 1975, com Francisco Nicholson e Henrique Viana, dois senhores do teatro português, fundou o Teatro Adoque, e desempenhou o seu primeiro papel «PIDES na Grelha». A liberdade tinha chegado a Portugal e já não era necessário enviar recados nas entrelinhas dos textos.

Fascinado pelo teatro, mas procurando sempre ser melhor, concorreu a uma bolsa da Fundação Caloust Gulbenkian, ganhou e partiu para a Universidade de Estrasburgo onde, durante 18 meses, frequentou o curso de Artes Dramáticas.

Quando regressou, estava a ser produzida a segunda telenovela nacional «Origens», Virgílio Castelo integrou o elenco, e o público, que aplaudiu o seu desempenho, nunca mais o perdeu de vista.

Depois, Virgílio resolveu experimentar o humor e trabalhou com Herman José, na série «Humor de Perdição». O passo seguinte foi passar para trás do palco e encenar a peça «Quem tramou o Comendador?», estreada no Teatro Maria Matos. A partir daqui a sua carreira de actor tem seguido lado a lado com a de encenador.

No ano de 2010, o Teatro Nacional D. Maria II recebeu-o no papel de «Norman», um Camareiro muito devoto ao seu Senhor. Na peça, Virgílio Castelo contracena com um dos decanos do Teatro Português: Ruy de Carvalho. O trabalho veio a ser distinguido com um Globo de Ouro para a Melhor Peça de Teatro. No mesmo ano, Virgílio recebeu o prémio de melhor actor por este seu trabalho.

FICHA TÉCNICA
Realizador: Rui Pinto de Almeida
Guionistas: Alexandrina Pereira e Rui Pinto de Almeida
Produção executiva de Brave Ant Multimédia, Lda.
Produtores executivos de BIO: Paula de Santiago, Eva Serrano e Aurora Esteban

Estreia: Segunda-feira, 30 de Maio, às 22h00 no Biography Channel