Joaquim de Almeida, Helena Costa, João Lagarto, Fernando Luís e Filomena Cautela protagonizam uma série apaixonante.
Em ano de Comemorações do Centenário da Implantação da República, a Direcção de Programas da RTP1 desenvolveu, com vários produtores externos, um conjunto diversificado de filmes de ficção histórica, com acção centrada no início do Século XX e nos acontecimentos revolucionários de 1910.
Do trabalho efectuado, resultaram quatro projectos, gravados em HD, que a RTP irá emitir a partir de Setembro e até ao fim do corrente ano, com diferentes conteúdos e estéticas sobre um acontecimento marcante na sociedade portuguesa.
Um desses projectos, idealizado pelo realizador Jorge Paixão da Costa, chama-se, precisamente, "República" e conta com um elenco de luxo, encabeçado por Joaquim de Almeida, o mais internacional dos actores portugueses.
Em "República", Helena Costa é Luísa, uma jovem burguesa de nascimento, tornada Marquesa por via do matrimónio. É uma mulher cuja inteligência, charme e sensibilidade pedem mais do que o seu meio social. Seu marido Henrique (Joaquim de Almeida), um homem autoritário e monárquico convicto, vai ameaçar a sua felicidade.
É no contexto de um país dividido entre os ventos de mudança Republicana e do Regicídio que Luísa conhece o jovem oficial Carlos da Palma (Pedro Lamares). Um homem apaixonado e apaixonante, progressista e pertencente a um grupo de pensadores com uma nova visão para Portugal.
É na sua companhia que Luísa descobrirá uma paixão tão inevitável como proibida, num momento em que as forças da Maçonaria planeiam um golpe militar para instaurar a República no país e o afastamento da família real.
Envolvidos neste triângulo fatal, os protagonistas têm de assumir sentimentos e posições, quando no início de Outubro as forças militares fiéis aos revoltosos republicanos atacam o palácio real.
Entre na nossa fotogaleria e conheça os bastidores de "República".
Comentários