Em apenas seis meses o canal Q conseguiu estabelecer-se como o primeiro canal português com uma lógica interactiva, em que a emissão é tão importante como a disponibilidade dos conteúdos on demand no próprio espaço do canal, disponível na posição 15 do MEO, o serviço de televisão por subscrição da Portugal Telecom.

Nos tempos que correm, em que as audiências tendem a ser fragmentadas e em que os espectadores se dispersam cada vez mais pelas inúmeras ofertas das múltiplas plataformas, é cada vez mais importante que os canais saibam construir e preservar a sua identidade.

O canal Q é um espaço de entretenimento e de informação, de infotainment, de cultura pop contemporânea. É um canal em construção mas sobretudo em desconstrução, no sentido em que permanentemente, de forma mais irónica ou mais séria, se questiona sobre a ideia estabelecida daquilo que é um canal de televisão.

Analisando todas as plataformas em que o canal existe, os primeiros números indicam que por mês já são vistos cerca de 100.000 vídeos dos conteúdos em formato on demand.

Quanto ao Broadcast, em termos médios o canal emite em simultâneo para cerca de 5.000 pessoas, o que totaliza em média 35.000 pessoas que por noite tomam contacto com o canal.

Na web, são 250.000 visitantes únicos mensais distribuídos por mais de 15 sites associados ao canal.

São números interessantes que indiciam uma forma alternativa e complementar de ver televisão que tende a cada vez mais se popularizar e que posicionam o Q na linha da frente dessa tendência.

Outro território em que o canal tem sido e quer continuar a ser inovador é na forma de se relacionar com as marcas.
Essa associação criativa está presente desde o início no modo como os conceitos e os anfitriões dos programas têm integrado a presença das marcas TMN, Ford, Gillete, Swiffer, Delta e Samsung. Esta realidade já foi comprovada através de estudos de mercado.

A medida de um canal faz-se também da sua notoriedade, quer junto das personalidades e círculos de referência, quer das comunidades de espectadores. A lista de pessoas que já passaram pelo canal ou as comunidades nas redes sociais falam por si.

No momento em que completa seis meses, o Q dá um enorme passo em frente no sentido de alargar a comunidade de espectadores e solidificar a sua imagem.

Assim, a partir de dia 29 de Setembro, o horário de emissão será alargado: em vez das duas horas actuais, vai emitir do meio-dia às três da manhã. Da grelha inicial de 15 programas passará para uma grelha nova com 30 programas.

São 30 programas escritos, produzidos, realizados, apresentados e interpretados de raiz a partir de ideias e formatos originais criados exclusivamente para o canal. São conteúdos que poderão ver em horários fixos a partir de dia 29 ou "quando quiserem" com a tecla vermelha interactiva.

Fica o convite para verem cada um deles, mas acima de tudo, para se tornarem espectadores do canal Q.

O Q no MEO

O canal Q está disponível no MEO, o serviço de televisão por subscrição da Portugal Telecom que alterou a forma de ver televisão em Portugal, posicionando-se como um caso de sucesso internacional. Lançado em Abril de 2008, o MEO conta hoje com mais de 702 mil clientes.

Assente numa lógica multiplataforma - IPTV (ADSL ou Fibra Óptica), Satélite e Móvel -, o serviço de televisão da PT apresenta actualmente 120 canais, mais de 2500 filmes no VideoClube e um conjunto de funcionalidades avançadas, tais como: Guia TV & Zapping, Pausa TV, Gravação em Série/Multiroom, Compra de canais (directamente no Menu TV, através do comando da televisão), Conteúdos em Alta Definição e Jogos.
A estas funcionalidades, têm vindo a adicionar-se serviços interactivos, caso do MEO Interactivo que agrega diferentes conteúdos do MEO e do SAPO, acesso ao Facebook, Jogos, Karaoke, entre outros.

Ao disponibilizar o canal Q, com um formato completamente diferenciador no mercado de televisão, o MEO reforça a sua capacidade de inovação e incentiva a produção de conteúdos nacionais, contribuindo para o surgimento de ideias disruptivas e pioneiras em Portugal.