O BIO assinala a 83ª edição dos Óscares, marcada para o dia 27 de Fevereiro, com um especial de quatro documentários em estreia exclusiva, que percorrem semanalmente, a partir de quarta-feira, dia 2 de Fevereiro, às 21h00, as biografias de três vencedores do Prémio para Melhor Actor: Dustin Hoffman, Anthony Hopkins e Sean Penn, e ainda um documentário excepcional sobre o filme «O Silêncio dos Inocentes», galardoado com cinco importantes Prémios Óscar.
Para inaugurar este «Especial Óscares», com exibição todas as quartas-feiras, às 21h00, o Biography Channel sugere a biografia de Dustin Hoffman, o actor de 73 anos de idade, que ganhou popularidade a partir de 1970 ao interpretar no grande ecrã personagens nos antípodas do herói de Hollywood tradicional.
Reconhecido pela Academia das Artes e das Ciências Cinematográficas de Hollywood com dois prémios Óscar para Melhor Actor por «Kramer contra Kramer» e «Rain Man», e sete outras nomeações, Dustin Hoffman estreou em 2008 um dos seus filmes mais pessoais, «A Um Passo do Amor», onde procurou demonstrar, tanto ao mundo como a si próprio, que podia continuar a interpretar papéis protagonistas.
«And the Oscar goes to...» Anthony Hopkins! Este terá sido o desfecho feliz da interpretação magistral do malvado génio Hannibal Lecter, que valeu ao actor um merecido Óscar. Curiosamente, Anthony Hopkins nem sempre se levou a sério. Para ultrapassar a fama de «tonto» devido à dislexia de que sofria na infância, recorreu à interpretação como válvula de escape para superar o problema.
Dia 9 de Fevereiro, às 21h00, ficamos a conhecer a força e a destreza de um dos actores mais completos de sempre, revelando os seus dotes para a escrita, para a composição musical e para a representação, o que lhe valeu em 2005 o reconhecimento como melhor actor britânico de todos os tempos numa votação organizada pelo Teatro Old Vic, de Londres.
Na quarta-feira, dia 16 de Fevereiro, entramos no labirinto de um dos filmes de maior impacto do cinema com o documentário «O Silêncio dos Inocentes, Por Dentro», que, ao longo de duas horas, revela com base em entrevistas aos membros do elenco e da equipa, incluindo os protagonistas, Jodie Foster e Anthony Hopkins, a chave do sucesso deste filme que contou com a mente criadora de um jovem realizador com experiência em filmes de classe B e comédias de escassa qualidade.
O «Silêncio dos Inocentes» converteu-se num êxito de bilheteira e triunfou nos Óscares mas não sem antes Jodie Foster ter lutado pelo papel, uma vez que não foi considerada a candidata ideal de início, e assim conseguido realizar a transição de pequena estrela a sensação do grande ecrã. Com este êxito da sétima arte também Anthony Hopkins, um actor quase reformado, voltou às salas de Hollywood para recriar um dos vilões mais inesquecíveis da história do cinema.
Sean Penn, nasceu numa família de Hollywood, é um dos actores mais controversos da Meca do Cinema e também um dos de maior talento.
No dia 23 de Fevereiro, os espectadores terão oportunidade de conhecer a carreira, os dois prémios Óscar para Melhor Actor por «Mystic River» e «Milk», o breve casamento de Sean Penn com a diva do pop Madonna e o seu controverso apoio a diferentes causas políticas, incluindo a manifesta oposição à guerra do Iraque.
Comentários