Trazendo de volta a tradicional passadeira vermelha e uma constelação, ainda que reduzida, de estrelas, a cerimónia transmitida pela CBS registou um aumento de 16% na audiência em relação à edição do ano passado. Em 2019, os Emmys contaram com uma gala virtual, que marcou o pior recorde televisivo, com 6,1 milhões de espectadores.

"No geral, foi uma noite maravilhosa na televisão e uma ótima maneira de começar a nova temporada", disse a CBS em comunicado.

Mas a audiência deste domingo foi a terceira menor da história dos Emmys, num momento em que todas as cerimónias de entrega de prémios sofrem com a queda de público.

"The Crown" partiu na frente da corrida, com 24 nomeações, e reinou na cerimónia dos Emmys ao conquistar 11 prémios. A série da Netflix sobre a família real britânica triunfou nas principais categorias, levando para casa o galardão de Melhor Série Dramática e derrotando "The Boys", "Bridgerton", "The "Mandalorian", "Lovecraft Country", "Pose", "The Handmaid's Tale e "This Is Us".

Impulsionada graças aos triunfos de "The Crown" e "Gambito de Dama", a Netflix foi a plataforma mais premiada da edição conquistar 44 prémios. Já a HBO/ HBO Max somou 19 estatuetas, seguida pela Disney+ (14), Apple TV+ (10), NBC (8). VH1 (6), ABC (3) e FX Networks (3).

O único prémio individual concedido a uma das maiores redes dos Estados Unidos foi para o "Saturday Night Live" da NBC, que recebeu a estatueta de melhor programa de variedades, enquanto a CBS foi embora de mãos vazias.

"É como televisionar o seu próprio funeral", escreveu o cronista do The Hollywood Reporter Scott Feinberg.

O especial "Celebrating America", que foi para o ar em várias redes de televisão em janeiro e teve como foco o presidente Joe Biden, também foi galardoado.

A CBS disse que a audiência final dos Emmys deve aumentar até esta terça-feira, quando os números serão confirmados, e que a transmissão da cerimónia via streaming dobrou desde a última apresentação da gala pela CBS em 2017.

Nos EUA, os Emmys competiram por audiências com um importante jogo da NFL entre o Baltimore Ravens e o Kansas City Chiefs

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.