O Canal Q duplicou as audiências do período de emissão (das 11h30am às 2h30am), um mês após a estreia da nova grelha, a 29 de Março. Durante esse período, cerca de 97.230 pessoas viram o canal por dia, tendo-se registado um pico diário de mais de 167.180 espectadores.
Os programas mais vistos no Q são «Uma Macacada Qualquer», o novo programa humorístico de Nuno Markl; «O Inimigo Público», o noticiário semanal satírico apresentado por Joana Cruz; e «Sacanas Sem Lei», um programa sobre futebol, onde a benfiquista Leonor Pinhão, o portista Jorge Fiel e o sportinguista José de Pina comentam pacificamente (ou não!) a época de campeonatos, taças e afins.
Este aumento significativo das audiências deve-se principalmente a três factores:
Maior aposta no Humor
Com a mudança de grelha, o canal Q reforçou a aposta em conteúdos de humor e de entretenimento e tem vindo a cimentar a sua posição de referência no entretenimento nacional de excelência no cabo.
Para além dos já referidos Nuno Markl e Joana Cruz, a equipa do Q conta ainda, na área do humor, com Rui Unas, Eduardo Madeira, Manuel João Vieira e Salvador Martinha. A aposta nos novos humoristas continua forte com o programa «Não, Não & Não» com Daniel Leitão, Guilherme Fonseca e Pedro Diogo, três jovens humoristas que não se suportam mas são obrigados a fazer um programa em conjunto.
Restruturação da Emissão
Após um estudo aprofundado da audiência do canal, segmentaram-se os diferentes targets dos canais, por forma a adequar os conteúdos a diferentes horários de emissão.
Da mesma forma, apostou-ses num diferente sistema de repetições para potenciar quer os conteúdos da nova grelha, quer os conteúdos mais antigos que criaram maior comunidade como «ShowMarkl» ou «Caça ao Cómico».
Campanha de Comunicação
Durante o mês de Abril foi lançada uma campanha de comunicação que consistiu em spots de rádio, duas vagas de mupis e imprensa, estando ainda a decorrer, durante o mês de Maio, uma campanha de mrecs na rede SAPO com mais de 1.000.000 inserções.
O objectivo desta campanha é dar a conhecer as novas caras do canal e associá-lo ao humor e entretenimento. A campanha serviu também para apresentar a nova assinatura do canal Q: TELEVISÃO FORA DA CAIXA.
Com uma comunidade em contínuo crescimento que conta já com mais de 13.000 fãs no Facebook (facebook.com/CanalQ), um site (canalq.pt) onde são disponibilizados quase todos os conteúdos emitidos e um novo serviço On Demand, o canal Q é, de facto, uma televisão que salta do formato convencional. E este salto não é só a nível dos formatos em que marca presença, é também a nível das ideias e conteúdos que oferece.
NOVA PLATAFORMA INTERACTIVA
O Canal Q reformulou este mês a sua área interactiva - funcionalidade que permite, a partir do botão vermelho do comando MEO, ter acesso gratuito e permanente a todos os conteúdos emitidos no canal.
Esta nova plataforma dispõe de um motor de busca e permite agora que o espectador possa procurar e ver todos os nossos conteúdos, organizados por programas e séries, de forma rápida, prática e com um interface muito acessível.
A maior novidade da nova área interactiva é a secção «Extras do Caraças», disponibilizada numa categoria à parte, onde são destacados alguns momentos chave da programação. Mantêm-se as categorias «Mais Vistos», «Destaques» e «Últimos 7 Dias».
No futuro, o Canal Q e o MEO pretendem reforçar a aposta no lado interactivo do canal e explorar todas as potencialidades que estas novas tecnologias permitem de interacção entre espectadores e programas.
Comentários