O Teatro Variedades, no Parque Mayer, em Lisboa, recentemente reabilitado, vai ser cedido à empresa municipal EGEAC - Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural para acolhimento de espetáculos "inclusivos, diversos e acessíveis".
A fotógrafa das estrelas Annie Leibovitz, admitida na Academia das Belas Artes de Paris na quarta-feira, diz que a IA não é uma ameaça ao seu ofício – apenas mais uma ferramenta artística.
A escritora Lídia Jorge afirmou que o respeito pelas mulheres na literatura e até se perceber que não escreviam apenas “sobre coisas cor-de-rosa” demorou muito tempo.
Herman José agradeceu hoje com humor a Medalha de Mérito Cultural recebida de um Governo “hiper demissionário”, considerando que “a liberdade não é oferecida” e que a situação nacional resulta apenas de “acontecimentos naturais de uma democracia funcional”.
O primeiro-ministro cessante, António Costa, enalteceu hoje a carreira de Herman José, considerando-o um “humorista incondicionalmente comprometido com a liberdade” e cujos programas permitiram que a democracia saísse “da televisão a preto e branco” e ganhasse cor.
Convenção promete quatro dias de animação e as presenças já confirmadas de Raymond Lee, Anna Shaffer, Evanna Linch, Ed Westwick, André Lamoglia, Juan Carlos Fresnadillo ou Finn Jones.
Ator que ganhou o "Óscar" francês de Melhor Revelação Masculina por "Shéhérazade" foi condenado a três anos de prisão, mas outros prazos legais aguardam-no.
O poeta Nuno Júdice, que morreu no domingo, em Lisboa, aos 74 anos, dizia que o mais relevante na sua poesia é a imagem, a possibilidade de ver e dar a ver, "o que fica nas palavras daquilo que se viveu".
O poeta Nuno Júdice morreu este domingo, dia 17 de março, em Lisboa, aos 74 anos, confirmou a editora Dom Quixote à agência Lusa depois de a notícia da morte ter sido avançada pela SIC.
O Teatro D. Maria II vai celebrar o Dia Mundial do Teatro, 27 de março, com uma programação centrada nos 50 anos do 25 de Abril, que inclui um debate, canções da revolução e um concerto, revelou o diretor artístico.
A artista plástica Ângela Ferreira defende que as instituições culturais do país “devem abrir-se a outras vozes” e dar espaço a artistas afrodescendentes, para que a arte contemporânea se torne mais inclusiva e contrarie a “estagnação atual”.
“Desver”, uma “performance em construção” sobre um país ocupado por outro, que fala dos territórios palestinianos ocupados por Israel, é uma criação de Joana Craveiro que o Teatro do Vestido apresenta hoje em Évora.
Os palácios nacionais da Pena, de Queluz e de Sintra já têm visitas guiadas diárias, em horários fixos, com aquisição prévia online, oferta que pode ser estendida aos restantes monumentos sintrenses, anunciou a Parques de Sintra-Monte da Lua (PSML).
Associações internacionais de autores, editores, livreiros e bibliotecas alertaram para os crescentes movimentos de cancelamento e proibição de obras e autores, que atentam contra a democracia, apelando à defesa da liberdade de expressão, de publicar e de ler.
A pintora portuguesa Paula Rego (1935-2022) está representada numa exposição com 100 obras, dedicada à relação entre a arte e a maternidade, que estará em itinerância no Reino Unido até à primavera de 2025, segundo a organização.
O bailado “As Portas que Abril Abriu”, uma encomenda do município de Leiria à Companhia de Ballet Clássico de Leiria, estreia-se no sábado e envolve mais de cem bailarinos de 16 nacionalidades.
A sétima edição da iniciativa “Uma Imagem Solidária”, a realizar no fim de maio e que junta fotojornalistas e fotógrafos portugueses, vai este ano apoiar a Apoiarte - Casa do Artista, segundo o autor deste projeto, António Cotrim.