“O dever de deslumbrar”, biografia de Natália Correia escrita por Filipa Martins, traça o retrato do Portugal daquela época, tanto ou mais que a vida da escritora, e chega hoje às livrarias, nos 30 anos da sua morte.
A 33.ª edição do Festival de Artes de Macau (FAM) regressa em abril ao formato pré-pandemia, com a Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo a trazer ao território uma homenagem a Sophia de Mello Breyner.
O quadro “A Mulher Velha”, de Quinten Massys, terá sido pioneiro na arte satírica no Renascimento, inspirado por desenhos do contemporâneo Leonardo da Vinci, de acordo com uma nova exposição do museu de arte antiga britânico The National Gallery.
Espetáculos, três deles com curadoria de Rui Horta, exposições, debates, poesia e cinema compõem a programação do festival Abril Dança em Coimbra, que propõe 27 eventos repartidos por quatro equipamentos culturais, ao longo de um mês.
O primeiro-ministro, António Costa, considerou na terça-feira que o legado do escritor José Saramago, Nobel da Literatura em 1998, "é um forte laço" que liga os dois países ibéricos, que trabalham para aprofundar as suas relações bilaterais.
Pedro Alves foi o convidado do segundo episódio da segunda temporada do "The Emergente Show". O ator e humorista esteve à conversa com Tiago David no Emergente Centro Cultural, em Marco de Canaveses. Veja o vídeo.
A obra “Pessoa. Uma biografia”, de Richard Zenith, foi distinguida com o Prémio António Quadros, na categoria biografia, anunciaram a Fundação António Quadros, que promove o prémio, e a editora Quetzal, que publicou o livro em Portugal.
A ópera “In the Penal Colony” (“Na Colónia Penal”), de Philip Glass, sob a direção do maestro Martim Sousa Tavares, estreia-se quinta-feira no Teatro S. Luiz, em Lisboa.
O Museu José Malhoa, nas Caldas da Rainha, vai estar encerrado temporariamente para a realização de obras de requalificação, informou hoje a Direção Regional de Cultura do Centro (DRCC).
O escritor Kenzaburo Oe morreu na madrugada de 3 de março de causas naturais, anunciou hoje a editora japonesa do Prémio Nobel da Literatura, Kodansha.
Oito peças de teatro da autoria do dramaturgo e encenador Tiago Rodrigues, atual diretor do festival francês d’Avignon, foram agora editadas na obra “Théâtre (2011-1015)”, dada à estampa pela editora Les Solitaires Intempestifs.
O escritor norte-americano Paul Auster está em tratamentos por causa de um cancro diagnosticado em dezembro, revelou hoje a mulher do autor, a escritora Siri Hustvedt.
Uma versão feita com Inteligência Artificial (IA) de uma das obras mais ilustres da história da pintura, "Rapariga com Brinco de Pérola", de Johannes Vermeer, gerou polémica esta sexta-feira, após ter sido exposta num museu holandês.
A ativista e ‘estrela’ de Hollywood Jane Fonda defendeu, esta sexta-feira, o “assassinato” de políticos que se opõem ao aborto como uma das possibilidades para que as norte-americanas possam continuar a interromper voluntariamente a sua gravidez.
Cerca de 400 pessoas, maioritariamente jovens, juntaram-se hoje em Maputo numa vigília pelo ‘rapper’ e ativista Azagaia, que morreu na quinta-feira, e anunciaram uma marcha pacífica pelo centro da capital para 18 de março.
Os museus, monumentos e palácios nacionais recuperaram quase dois milhões de visitantes em 2022, das perdas durante a pandemia, somando um total de 3.339.416 entradas, indicam as estatísticas da Direção-Geral do Património Cultural hoje avançados à agência Lusa.
Treze transformistas de todo o país participam no sábado na quarta edição do Leiria Drag Festival, que pela primeira vez de realiza no principal palco de Leiria, o Teatro José Lúcio da Silva.
A Amazon tem cerca de 200 livros à venda escritos com recurso ao ChatGPT, ferramenta de Inteligência Artificial, uma situação que é vista como uma ameaça para os escritores.
A obra conjunta dos artistas Alexandre Farto (Vhils) e Manuel Cargaleiro, “Mensagem”, estará em exposição no Museu Manuel Cargaleiro, em Castelo Branco, a partir do dia 16 de março, anunciou a Fundação Manuel Cargaleiro.
Uma exposição com 30 obras de arte gótica provenientes do Museu Diocesano e da Catedral de Barcelona, em Espanha, vai estar patente no Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), em Lisboa, entre 20 de abril e 3 de julho.