Esta segunda-feira, a Rússia anunciou a proibição da entrada no seu território de 100 cidadãos canadianos, entre eles o ator Jim Carrey, a escritora Margaret Atwood e vários jornalistas, em resposta às sanções do Canadá impostas em outubro a jornalistas e atores russos.

A decisão foi tomada em resposta à "prática do regime do primeiro-ministro Justin Trudeau de impor sanções contra os líderes da Rússia, os seus políticos, parlamentares [...], jornalistas e personalidades culturais", disse o Ministério das Relações Exteriores russo em comunicado.

A lista incluiu os jornalistas Paul Workman, da CTV, Margaret Evans, da CBC, Caroline Xavier, diretora do Communications Security Establishment, David Akin da Global News, e vários canadianos de origem ucraniana.

Banida está ainda Amy Knight, uma famosa historiadora sobre o KGB.

Moscovo acusa estas personalidades de "participação direta na formação de uma política agressiva antirrussa", segundo o comunicado.

Desde o início da ofensiva russa na Ucrânia, em 24 de fevereiro, o Canadá impôs sanções a mais de 1.400 pessoas e entidades de Rússia, Bielorrússia e Ucrânia.