A Câmara Municipal de Sintra inaugura esta segunda-feira, dia 30 de maio, no MU.SA – Museu das Artes de Sintra o espaço Pedro Cabrita Reis, dando início ao ciclo de programação "Habitar o Espaço".
No espaço, a pintura “Uma Nuvem Negra” será um dos destaques. "Uma Nuvem Negra" é o título do tríptico criado expressamente para o local, no contexto da exposição "No Reino das Nuvens", que foi organizada em 2021 por ocasião dos 25 anos da elevação de Sintra a Património da Humanidade.
O tríptico evoca a atmosfera da paisagem de Sintra na visão do Artista e tem 351 cm x 566 cm.
Para Pedro Cabrita Reis "Uma Nuvem Negra" representa "uma incontornável releitura da carga romântica tradicionalmente associada a Sintra, às suas paisagens, à sua História". Para o artista a criação em Sintra de um espaço com o seu nome significa "o reconhecimento que a comunidade faz da importância que para si têm os artistas que a evocam".
No mesmo espaço são também apresentadas duas outras pinturas doadas por Pedro Cabrita Reis ao à coleção de arte do Município de Sintra.
O Espaço Pedro Cabrita Reis vai ter uma programação em torno das peças do artista e da sua relação com outras obras da Colecção Municipal de Arte. Nesta primeira apresentação, "Uma Nuvem Negra" será acompanhada por um documentário de Rogério Taveira, dedicado especificamente a esta obra.
Comentários