O tiro de partida para a Eurovisão começou este domingo, 18 de fevereiro, na RTP1, com a primeira semifinal do Festival da Canção 2018.  Peu Madureira (22 pontos), Janeiro (16 pontos), Catarina Miranda (16 pontos), Anabela (13 pontos), Joana Barra Vaz (8 pontos), Joana Espadinha (7 pontos) e Rui David (7 pontos) são músicos que seguem viagem até à final da fase nacional, de onde sairá 50º representante de Portugal no Festival da Eurovisão.

Depois da transmissão televisiva, a RTP identificou um erro na transcrição dos pontos do televoto, alterando a classificação final. "No decurso do processo de auditoria interna, que ocorreu após a emissão do programa em direto, foi detetado que a votação final divulgada estava incorreta. Identificado o erro na transcrição dos pontos do televoto (votos do público), a RTP atuou prontamente, no sentido de esclarecer de forma transparente o sucedido, junto dos compositores e intérpretes envolvidos", esclareceu o canal em comunicado enviado esta segunda-feira, 19 de fevereiro.

Erro na transcrição dos pontos no Festival da Canção: afinal, são estes os finalistas
Erro na transcrição dos pontos no Festival da Canção: afinal, são estes os finalistas
Ver artigo

Antes da identificação do erro, Beatriz Pessoa, que interpretou o tema de Mallu Magalhães, foi dada como uma das finalistas, o que não se veio confirmar. Já Rui David, que cantou o tema composto por Jorge Palma, não tinha sido apurado para a final durante a transmissão televisiva.

A canção mais votada pelo júri, com 12 pontos, foi "Sem Título", de Janeiro, compositor convidado por Salvador Sobral, que também marcou presença no final da primeira eliminatória. Em segundo lugar ficou "Só Por Ela" (10 pontos), de Diogo Clemente, seguida de "Para Sorrir Eu Não Preciso de Nada" (8 pontos), de Júlio Resende.

"Só Por Ela", interpretada por Peu Madureira e composta por Diogo Clemente, foi a canção mais votada pelo público, recebendo 12 pontos.

PONTOS DO JÚRI E PONTOS DO PÚBLICO

FdC
FdC

Os primeiros finalistas foram escolhidos com base no voto do público e do júri presidido por Júlio Isidro (ou 'Júri Isidro', com diz o próprio).  Ana Bacalhau, Ana Markl, António Avelar Pinho, Carlão, Tozé Brito, Luísa Sobral, Sara Tavares e Mário Lopes também fazem parte do painel de jurados.

A semifinal deste domingo foi transmitida a partir do Estúdio 1 das instalações da Rádio e Televisão de Portugal, em Lisboa, e foi apresentada por Jorge Gabriel e José Carlos Malato - Inês Lopes Gonçalves foi a repórter da Green Room.

Festival da Canção 2018 arranca com homenagem a Madalena Iglésias
Festival da Canção 2018 arranca com homenagem a Madalena Iglésias
Ver artigo

A cerimónia arrancou a preto e branco com uma homenagem a Madalena Iglésias, que representou Portugal na Eurovisão com o tema "Ele e Ela". A cantora faleceu no início de janeiro, aos 78 anos. "Todos sabiam quem ela era e todos saberão quem ela é", frisaram os apresentadores.

No final de serem apresentados todos os temas e antes do anúncio dos finalistas, Carlos Paião também foi homenageado.  João Pedro Coimbra e Nuno Figueiredo debruçaram-se sobre o cancioneiro do músico, recordando temas como "Vinho do Porto" ou "Souvenir de Portugal".

Antes de serem revelados os finalistas, a RTP homenageou Dina, cantora que representou Portugal na Eurovisão com o tema "Amor D' Água Fresca".

Canções com muito amor à mistura

Quase todas as canções apresentadas na primeira semifinal do Festival da Canção falaram de amor e do que o rodeia - se a primeira semifinal fosse transmitida no Dia dos Namorados ninguém desconfiaria. Pelo meio também houve tempo para cantar a portugalidade - "oh povo de poetas de tristes, que lutas sozinho e resiste (...) em maio rezas por nós", cantou José Cid - e para uma homenagem à história de Portugal na Eurovisão, com Rita Dias a recordar Simone de Oliveira, Fernando Tordo, Anabela e Adelaide Ferreira no tema "Com Gosto Amigo".

Temas calmos - inspiração dos irmãos Sobral? - dominaram a primeira semifinal, com JP Simões a oferecer o momento mais 'agitado' da noite  - pelo menos para quem acompanhou através da televisão -, com recurso a um jogo de luzes a combinar com o tema "Alvoroço".

Nas redes sociais, os espectadores foram comentando os temas apresentados na primeira semifinal. Na noite de domingo, o Festival da Canção tornou-se num dos temas mais comentados da noite no Twitter em Portugal.

As atuações

Veja aqui as atuações.

O primeiro artista a subir a palco foi Bruno Vasconcelos, com o tema "Austrália", composto por Nuno Rafael e letra de Samuel Úria.

O tema composto por Jorge Palma, que participou pela primeira vez no Festival da Canção em 1975, foi o segundo a ser apresentado. "É uma canção muito simples", frisou no vídeo da apresentação, acrescentando que é uma música de amor "com rugas".

Rui David foi o intérprete escolhido por Jorge Palma para cantar o tema "Sem Medo".

Beatriz Pessoa foi a terceira artista a subir ao palco do Festival da Canção. A cantora interpretou o tema "Eu te amo", composta por Mallu Magalhães. "A inspiração desta canção foi o amor, um amor honesto. Fiz uma canção com poucas ambições (...) é um oportunidade de comemorar a musicalidade que nos une", explicou a cantora natural de São Paulo.

Depois de ter representado Portugal em Dublin, em 1993, com "Quando Cai a Noite na Cidade", Anabela voltou ao palco do Festival da Canção para cantar "Pra Te Dar Abrigo", tema composto por Fernando Tordo, músico que participou pela primeira vez no concurso há 50 anos.

A canção composta por Júlio Resende, parceiro musical de Salvador Sobral, foi a quinta a ser apresentada na primeira semifinal do Festival da Canção. "A inspiração desta música vem de um sonho. É um facto. Acho que nunca tinha dito nada tão piroso", disse o músico.

"Para Sorrir, Eu Não Preciso de Nada" foi interpretada por Catarina Miranda, mais conhecida por Emmy Curl.

A sexta artista a subir a palco foi Joana Espadinha (não, não é familiar do Vítor Espadinha). A cantora interpretou "Zero a Zero", tema composto por Benjamin.

Janeiro, compositor convidado por Salvador Sobral para participar no Festival da Canção, apresentou uma canção sem título. "Não me imagino na Eurovisão", atirou o cantor no vídeo de apresentação exibido antes de subir ao palco do Estúdio 1 da RTP.

Pela 16ª vez, José Cid participou no Festival da Canção da RTP. Este ano, o músico apresentou"O Som da Guitarra É a Alma de Um Povo" . "A inspiração de 'O Som da Guitarra É a Alma de Um Povo' é exactamente o título (...) a história do melhor povo do mundo", frisou o músico.

Francisca Cortesão apresentou também uma canção de amor. Joana Barra Vaz foi a intérprete escolhida para cantar o tema "Anda Estragar-me os Planos".

Depois foi a vez do tema Diogo Clemente. O compositor escolheuP eu Madureira para cantar "Só Por Ela". "A voz da pessoa que escolhi é uma extensão da alma. Vejo a música na Eurovisão", confessou.

Rita Dias levou o tema "Com Gosto Amigo" ao palco do Festival da Canção. Na canção, a vencedora de uma candidatura espontânea da Antena 1 recordou alguns dos artistas que marcaram a história de Portugal na Eurovisão.

JP Simões foi o 12º artista a pisar o palco. O músico apresentou o tema "Alvoroço".  "A minha preocupação foi fazer a melhor canção possível", frisou.

O último artista a atuar na primeira semifinal foi Maria Amaral , com "A Mesma Canção". O tema foi composto por Paulo Praça. "Foi uma espécie de inspiração divina", confessou o músico.

A segunda semifinal

A semifinal deste domingo foi transmitida a partir do Estúdio 1 das instalações da Rádio e Televisão de Portugal, em Lisboa, e apresentada por Jorge Gabriel e José Carlos Malato. Já a segunda semifinal terá uma dupla feminina, com Sónia Araújo e Tânia Ribas de Oliveira a assegurarem o desfile das canções no dia 25 de fevereiro.

Na segunda semifinal, Susana Travassos, Lili, Sequin, Tamin, Daniela Onís, Diogo Piçarra, David Pessoa, Cláudia Pascoal, Rita Ruivo, Dora Fidalgo, Minnie & Rhayra, Peter Serrado e Maria Inês Paris vão subir a palco.

Em cada semifinal estão 13 canções em competição, sendo apurados sete intérpretes em cada evento. Nesse momento serão escolhidos os 14 finalistas que marcarão presença na final que irá decorrer no Pavilhão Multiusos, em Guimarães, com vista a apurar o representante de Portugal no Festival da Canção de 2018, a realizar-se em Lisboa, no dia 12 de maio.

Aline Frazão, Armando Teixeira, Benjamim, Bruno Cardoso, Capicua, Diogo Clemente, Diogo Piçarra, Francisco Rebelo, Fernando Tordo, Isaura, João Afonso, Jorge Palma, José Cid, JP Simões, Júlio Resende, Mallu Magalhães, Miguel Ângelo, Minta, Nuno Rafael, Paulo Flores, Paulo Praça, Tito Paris, Janeiro, Daniela Onis, Peter Serrado e Rita Dias foram os compositores convidados e os responsáveis por escolher o intérprete para a sua canção.

O vencedor da seleção nacional será o 50º representante de Portugal no Festival da Eurovisão.

A EUROPA A APURAR VENCEDORES

Non mi avete fatto niente - Itália - Eurovisão
Non mi avete fatto niente - Itália - Eurovisão

É por esta altura que os vários países concorrentes na Eurovisão vão apurando os seus representantes para tentarem levar para casa o troféu em Lisboa.

A Itália, por exemplo, escolheu no passado fim de semana uma canção sobre atentados no mundo para representar o país na Eurovisão.

A canção chama-se “Non mi avete fatto niente”, de Ermal Meta e Fabrizio Moro, e correu o risco de ser eliminada por um presumível caso de plágio. Fala de locais onde ocorreram atentados na Europa como Las Ramblas, em Barcelona, Nice, Paris ou Londres e assegura: “tudo vai além das vossas guerras estúpidas”.

Os dois jovens, já vencedores de prémios em anteriores edições deste festival, ganharam o Festival de Sanremo e vão estar em Lisboa em maio.

Em 2017, Julia Samoilova, concorrente escolhida pela Rússia para representar o país no Festival Eurovisão da Canção, foi proibida de entrar na Ucrânia, mas desta vez, vai mesmo representar o país em Lisboa.

A confirmação foi dada pelo canal Channel One e nas redes sociais da organização.

Segundo a Eurovisão, a cantora já começou a preparar o tema que irá apresentar em Lisboa. A canção será revelada nas próximas semanas.

Em França, o português Lisandro Cuxi, vencedor do programa televisivo "The Voice" no país, foi um dos finalistas do Festival da Canção local, mas acabou por perder a representação para a canção "Mercy", escrita por Émilie Satt e Jean-Karl Lucas e interpretada pelo duo Madame Monsieur.

Estes vencedores e o nosso, o que sair da final do Festival da Canção, em Guimarães, a 4 de março, subirão ao palco do Festival da Eurovisão entre os 43 países concorrentes a 8, 10 e 12 de maio.