Eric Dane revelou que foi diagnosticado com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), uma doença rara e sem cura.

O ator, atualmente com 52 anos, conquistou notoriedade ao interpretar o Dr. Mark Sloan, conhecido como “McSteamy”, na série “Anatomia de Grey", entre 2006 e 2012. Seguiu-se a série de ação "The Last Ship", entre 2014 e 2018.

Desde 2019 que é Cal Jacobs na série de sucesso “Euphoria”, da HBO, cuja terceira temporada está em rodagem desde janeiro.

Recentemente, foi o principal vilão de "Bad Boys: Tudo ou Nada" (2024).

“Estou grato por ter a minha querida família ao meu lado enquanto navegamos este próximo capítulo”, disse o ator, casado e pai de dois filhos, de 15 e 13 anos, em exclusivo à revista People.

E acrescentou: “Sinto-me afortunado por poder continuar a trabalhar e estou ansioso por regressar ao set de 'Euphoria' na próxima semana. Peço gentilmente que deem privacidade a mim e à minha família durante esta fase.”

"Anatomia de Grey"

A esclerose lateral amiotrófica (ELA), também conhecida como Doença de Lou Gehrig e Doença de Charcot, é uma doença neurodegenerativa, progressiva, rara e sem cura, que atinge os neurónios motores responsáveis pelo controlo dos músculos voluntários do corpo: são eles que conduzem a informação do cérebro aos músculos, passando pela medula espinhal.

Com uma sobrevida curta, em média entre os dois e cinco anos, fraqueza muscular, espasmos, dificuldades de fala e deglutição são alguns dos sintomas mais comuns.

Com a progressão da doença da paralisia dos músculos, os pacientes ficam confinados e perdem gradualmente a capacidade de andar, falar, comer e respirar de forma independente.

A iniciativa viral do "ice bucket challenge" ("balde de água gelada") contribuiu para a angariação de fundos e consciencialização internacional para a patologia, de que sofreram os cantores Zeca Afonso e Roberta Flack.

Alguns pacientes podem viver por décadas, como o físico Stephen Hawking.