A primeira parte do concerto será garantida com outro encontro em palco entre o músico português Luís Represas e o angolano Paulo Flores, com o espetáculo "Mestiço".
Omara Portuondo e Diego "El Cigala", que já atuaram antes para o público português, regressam agora pela primeira vez juntos, no âmbito de uma digressão que celebra os 85 anos da cantora cubana, que integrou em tempos o coletivo Buena Vista Social Club.
O encontro entre os dois aconteceu no verão passado nos Estados Unidos e "foi de tal forma intenso que sentiram a necessidade de se juntarem num trabalho único de música", revelou a organização.
Omara Portuondo é, de acordo com a mesma fonte, "a grande senhora da música cubana", um estatuto reforçado aquando do lanaçamento, no ano 2000, do álbum a solo The Buena Vista Social Club Presents Omara Portuondo.
Antes do encontro da cubana com o espanhol Diego "El Cigala", o cantor português Luís Represas e o músico angolano Paulo Flores mostrarão o projeto conjunto "Mestiço", com referências musicais a sambas, baladas, rumbas e boleros.
"Luís Represas foi desde cedo muito interessado pela música e prova disso é o facto de ter comprado aos 13 anos a sua primeira guitarra. É em 1976 que funda a banda Trovante, juntamente com João Gil, João Nuno Represas, Manuel Faria e Artur Costa, grupo referência da música popular portuguesa do pós 25 de Abril e no qual se manteve como cantor ate ao seu desmembramento", recorda a organização.
A 13.ª edição de cooljazz termina na quarta-feira com a atuação de Marisa Monte, que convida a portuguesa Carminho, mas antes disso, na primeira parte, ainda irá atuar Ana Gomes, uma jovem cantora de jazz, ex-elemento da banda Fado in Bossa com o maestro Uriel Varallo.
O cooljazz realizou-se pela primeira vez em 2004 e, até agora, já produziu mais de 130 concertos, para 275.000 espetadores. À última edição assistiram 46.000 espetadores, em sete dias de concertos.
Comentários