O festival, que sai pela primeira vez de Lisboa, vai ocupar diversos espaços da cidade de Coimbra, sendo todos os eventos de entrada gratuita, refere a organização, em nota de imprensa enviada à agência Lusa.

Tendo como tema "O Som da palavra", o festival vai contar com oficinas, performances, saraus, mesas de debate sobre poesia, uma feira do livro e batalhas de poesia falada que vão decidir o campeão nacional.

A 05 de junho, pelas 19:30, vai decorrer o principal evento do campeonato de poesia, a ser realizado nos jardins da Associação Académica de Coimbra, afirmou a organização

"A final nacional reunirá poetas vencedores das batalhas de poesia locais de Amadora, Aveiro, Coimbra, Leiria, Loulé, Lisboa, Porto, Sintra e Viseu, e irá contar com poetas originários de diversos países da lusofonia", indicou, salientando que nem todas as vagas foram preenchidas, podendo qualquer pessoa candidatar-se a uma presença na pré-slam, na sexta-feira, para um lugar na final.

O vencedor da final vai representar Portugal na "Copa do Mundo de Slam", um campeonato que acontece todos os anos em França e que reúne representantes de mais de 30 países.

A organização do festival deste ano está a cargo da Secção de Leitura e Escrita da Associação Académica de Coimbra (SESLA), que integra a plataforma Portugal Slam.