Várias gerações reuniram-se na noite chuvosa desta quinta-feira, 7 de junho, para um reencontro emocionante com Chico Buarque, após 12 anos sem que ele tocasse por aqui.

Com gritos de “Fora, Temer!” e “Lula livre!”, Chico foi acolhido com muitos aplausos, em um Coliseu completamente lotado. E depois de um tímido 'boa noite', foi apresentada ao público a única canção não composta por ele: "Minha Embaixada Chegou", samba de Assis Valente, também interpretado e popularizado por Carmen Miranda.

Com o belíssimo trabalho cênico de Helio Eichbauer (nos lebrando dos períodos históricos das navegações portuguesas), Chico deu o ar da graça com seu violão nas mãos, ao lado de seu maestro e compositor, Luiz Cláudio Ramos e sua banda.

Na plateia havia também a ilustre presença de outro renomado compositor brasileiro: o músico Ivan Lins, que foi apresentado e saudado por Chico durante sua performance.

Não faltaram momentos marcantes durante toda a apresentação. De lembranças pessoais – como a de quando, em uma praia da Bahia, enterrou o cordão umbilical de seu neto e agora parceiro de composição, Chico Brown, à homenagem ao falecido baterista e parceiro de tantas turnês, Wilson das Neves, para quem Chico dedicou o show.

Chico Buarque

A digressão "Caravanas", que também leva o nome do último álbum, veio com mais de 25 canções muito bem escolhidas, que nos levam a vários períodos da vida e obra de Chico Buarque, misturando-se também com a história de seu próprio país. Dos clássicos "Geni e Zepelim", "Yolanda", "Futuros Amantes" e "Sabiá", o cantor também deu vida e contagiou o público com algumas das canções mais recentes, como "As Caravanas", "Blues pra Bia" e "Desaforos".

Pouco antes do concerto terminar, Chico foi presenteado com uma rosa por um fã que fez questão de subir ao palco e entregar a flor nas mãos do cantor. Aos 73 anos de idade, os olhos azuis de Chico continuam a brilhar como se os mesmos estivessem mirando o público pela primeira vez. E em boa forma, Buarque fez questão de correr – literalmente - de uma ponta a outra do palco para agradecer todo o carinho recebido.

Texto: Ivani Souza
Fotos: Stefani Costa​