O próximo álbum da saga Astérix será publicado no dia 23 de outubro de 2025, com argumento assinado por Fabcaro, que levará o famoso gaulês a um destino ainda mantido em segredo, anunciou a editora na segunda-feira.
“Fabcaro assina o seu segundo argumento ao lado do essencial Didier Conrad no desenho, para o 41.º álbum das aventuras de Astérix”, disse a Edições Albert René em comunicado à imprensa.
O 40.º, "O Lírio Branco", de 2023, foi um grande sucesso de vendas, também apreciado pela crítica.
“Quando abordamos uma série tão lida, esperamos ficar um pouco irritados. Fiquei agradavelmente surpreendido, acho que fiquei satisfeito", disse à agência France-Presse (AFP) o autor dessa aventura, que viu os habitantes da aldeia divididos por um romano peculiar, o médico-chefe Palavreadus, que se propunha dar a conhecer a sua escola de pensamento, assente no otimismo, parecendo finalmente estar em condições de cumprir com êxito a missão que César lhe confiou: neutralizar a agressividade dos irredutíveis gauleses…
Desta vez, Astérix e Obélix irão para longe, tal como acontece com a tradicional alternância entre o “álbum de aldeia” e o “álbum de viagem”.
“Mais tarde, quando me pediram para passar para um segundo álbum, não me pediram que fosse de viagem. Disse para mim mesmo: 'vamos respeitar o ritual e fazer uma viagem'”, explicou o argumentista.
O destino escolhido será revelado dentro de alguns meses.
“É um lugar real que existe”, diz apenas Fabcaro, “um destino onde queria ir, para descansar."
Para Didier Conrad, sucessor de Albert Uderzo no desenho, este será o sétimo álbum.
"Trabalhar com o Fabrice foi fácil na primeira vez. Na segunda, é ainda um pouco mais simples porque ele é muito rápido, ágil e económico nos seus esforços, tanto que tenho muito pouco para fazer de novo", disse à AFP.
Desenhar estas personagens "fica mais natural, aos poucos. Mas, neste momento, não consigo fazer de memória, assim (...) Ainda não é o meu estilo, portanto tenho sempre de reaprender um pouco. Tenho um ou dois meses para revisitar Uderzo”, contou.
Cada álbum de Astérix é sistematicamente um dos livros mais vendidos, se não o mais vendido na França em anos ímpares.
Em 2025, a personagem também será herói de uma série de animação “planeada para o primeiro semestre” da Netflix, a adaptação do sétimo álbum, “O Combate dos Chefes", de 1964, dirigida por Alain Chabat.
Comentários