A Câmara de Lisboa vai atribuir a Medalha Municipal de Mérito Cultural ao cantor Marco Paulo, a título póstumo, decidiu hoje o executivo camarário, manifestando “profundo pesar” pela morte do artista e destacando a “longa e marcante carreira musical”.
Os artistas Fernanda Fragateiro, Rodrigo Oliveira e Samuel Rama foram galardoados com o Prémio Imprensa Nacional na 7.ª edição da Drawing Room Lisboa, feira a decorrer até domingo na Sociedade Nacional de Belas Artes, anunciou a organização.
O hip-hop fica em destaque no Museu de Almada, na exposição “Filhos do Meio – Hip Hop à Margem”, que se centra na história daquela cultura urbana em dois dos concelhos onde esta surgiu em Portugal, Almada e Seixal.
O funeral do cantor Marco Paulo, que morreu esta quinta-feira aos 79 anos, realiza-se no sábado à tarde em Lisboa, decorrendo o velório a partir das 16h00 desta sexta-feira, na Basílica da Estrela, anunciou a agência funerária Servilusa.
Um documentário sobre o caso verídico que inspirou a série televisiva “Rabo de Peixe” está atualmente em produção para a Netflix, revelou hoje esta plataforma de streaming.
O humorista Herman José lamentou hoje a morte do cantor Marco Paulo, recordando o encontro do cantor num espetáculo com o personagem Serafim Saudade, depois de ultrapassada a “rejeição inicial” da caricatura.
A família do cantor Marco Paulo, que morreu hoje aos 79 anos, pediu que se respeite a privacidade de familiares e amigos, comunicando que “em breve” serão anunciados detalhes sobre as cerimónias fúnebres.
O secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, lamentou hoje a morte do cantor Marco Paulo, uma das “personalidades mais acarinhadas” do país, considerando que foi uma “figura essencial da música popular portuguesa”.
A ministra da Cultura, Dalila Rodrigues, lamentou hoje a morte do cantor Marco Paulo e destacou o “contributo ímpar” do artista para o cancioneiro da música portuguesa.
A artista Beatriz Rosário vai lançar o seu próximo álbum no início de 2025, propondo uma viagem a partir de Coimbra, com dois singles gravados na “cidade dos estudantes”, de onde é natural, seguindo depois rumo a Lisboa.
O primeiro Festival de Artes e Ópera (FIATO) do Porto vai realizar-se entre 13 e 16 de novembro com uma programação que se inicia e termina com óperas dedicadas a mulheres consideradas heroínas de Portugal, afirmou hoje a organização.
A expressão pública da intimidade a partir da obra de Nan Goldin, em diálogo com outros 35 artistas, e o minimalismo radical de Fred Sandback dominam as duas novas exposições do museu do Centro Cultural de Belém, em Lisboa.
Colóquios, exposições, concertos, missas cantadas vão celebrar os 10 anos da proclamação do Cante Alentejano como Património Cultural Imaterial da Humanidade, pela UNESCO, anunciaram os organizadores na terça-feira, em Lisboa.
O Alkantara Festival 2024 vai levar a Lisboa, entre 15 e 30 de novembro, projetos de artistas de 12 países, entre eles Mohamed El Khatib, Dana Michel e Keli Freitas, inspirados em histórias de morte e vida.
A etnomusicóloga belga Anne Caufriez, especialista em música tradicional portuguesa, morreu na sexta-feira, em Bruxelas, aos 79 anos, disse hoje à agência Lusa o jornalista e antropólogo Michel Plumley, que a acompanhou em grande parte do seu percurso.
A edição 2024 do Folio – Festival Literário Internacional de Óbidos foi aquela em que mais livros foram vendidos, divulgou na segunda-feira a Ler Devagar, parceira da autarquia na organização do evento que encerrou no domingo.
Um documentário sobre os afrodescendentes em Portugal mostra como a cultura africana é mantida através de hábitos em família, como as refeições, a música e a dança, apresentando percursos diferentes e a mesma conclusão de que o racismo existe.
Uma exposição com mais de 50 obras que celebram a ligação de mestres da pintura do século XVIII à arquitetura única da cidade de Veneza, como Canaletto e Guardi, é inaugurada na quinta-feira, no Museu Calouste Gulbenkian, em Lisboa.
A compositora e intérprete Dora Morelenbaum define o seu álbum de estreia em nome próprio, "Pique", que vai apresentar ao vivo em Lisboa, a 17 de novembro, como “um outro olhar sobre a canção brasileira”.
A portuguesa Nenny e o duo do Mali Amadou & Mariam são cabeças de cartaz da 3.ª edição do Festival Soul de Inverno, marcado para 22 e 23 de novembro, em Vila Nova de Famalicão, foi hoje anunciado.
Amar Sundy, Robben Ford e Tim, vocalista dos Xutos e Pontapés, são os principais nomes do cartaz da 7.ª edição do festival Nova Arcada Braga Blues, que vai decorrer de 2 a 9 de novembro, anunciou a organização.
O mercado livreiro continua a crescer em Portugal, com quase 3,5 milhões de livros vendidos no terceiro trimestre do ano, o que representa um aumento de 3,7% face ao período homólogo, apesar do aumento médio de preços de 4,1%.
Os Miss Universo (André Ivo e Afonso Branco) editaram “Manifesto do Jovem Moderno”, álbum de estreia que irão apresentar ao vivo em novembro, em Lisboa e no Porto.
O espetáculo “Urgência Climática”, de André Amálio e Tereza Havlíčková, vai estrear-se no Teatro S. Luiz, em Lisboa, esta terça-feira, centrado em cinco jovens ativistas pelo clima e nas suas experiências pessoais.