O Festival Andanças, realizado há vários anos em Castelo de Vide, no Alto Alentejo, onde em 2016 um incêndio destruiu centenas de viaturas, vai ser transferido para outra zona do país, revelou a organização à agência Lusa.
O Festival MaMa, que junta 6.000 profissionais da música na capital francesa e conta com mais de 120 concertos, vai ter em destaque Portugal, com artistas nacionais, uma conferência sobre os festivais de música nacionais e ainda um ‘cocktail’ de encerramento.
O coordenador do projeto Portugal Muito Maior, João Gil, disse à Lusa que a plataforma que vai reunir trabalhos e contactos de todos os artistas nacionais e internacionais que cantam em português estará ativa no início do próximo ano.
Aos 40 anos, a celebrar 20 de carreira, Sam The Kid continua a sentir-se o mesmo miúdo de Chelas, bairro de Lisboa de onde nunca saiu, que começou a rimar por vocação e a fazer batidas por necessidade.
O Conselho Geral da candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura aprovou hoje, em Leiria, a constituição de uma regicooperativa, que integra todos os 26 municípios do projeto, e um orçamento de 800 mil euros para dois anos.
Um documentário sobre um pai sírio que teve de deixar a sua mulher no Iraque para salvar o filho deficiente recebeu hoje o Prémio Europa 2019 para o Melhor Filme Europeu sobre diversidade cultural.
A escritora polaca Olga Tokarczuk, vencedora do Prémio Nobel da Literatura de 2018, confessou ter sido apanhada de surpresa pela notícia e afirma acreditar numa literatura que una as pessoas e que mostre quão semelhantes são.
O Teatro do Bairro Alto, novo teatro municipal em Lisboa que se quer afirmar como um espaço “inclusivo”, “verde” e “experimentalista”, abre hoje oficialmente ao público, inaugurando a temporada com dois espetáculos de artes performativas.
A 5.ª edição do Folio – Festival Literário Internacional de Óbidos inclui, a partir de hoje, a exibição de uma dezena de filmes associados à exposição “Império do Medo”, dedicada à escravatura.
Os livros portugueses "Não te afastes", "Coisas que acontecem" e "A construção do mundo" estão na lista de 2019 da melhor literatura para crianças e jovens, selecionada pela Biblioteca Internacional da Juventude.
O Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), em Coimbra, recebe, de terça-feira e até ao dia 19, a vigésima edição da Festa do Cinema Francês, iniciativa com 14 sessões que incluem sete antestreias, foi hoje anunciado.
A obra vencedora do Prémio Oceanos de literatura 2018, “Câmera Lenta”, da escritora brasileira Marília Garcia, chega às livrarias portuguesas no próximo dia 18, anunciou a editora Tinta-da-China.
As salas de cinema portuguesas registaram uma subida de 8,9% no número de espectadores até setembro, face a igual período de 2018, com semelhante crescimento nas receitas, anunciou hoje o Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA).
O encenador Luís Araújo afirmou hoje que “A tragédia de Júlio César”, em cena no Teatro Nacional São João (TNSJ) de 11 a 20 de outubro, “mais do que política, é uma peça sobre a vida em comum”.
A escritora e intelectual búlgara Julia Kristeva recebe na quinta-feira o grau de doutora Honoris Causa pela Universidade Católica Portuguesa (UCP), em Lisboa, pelo seu trabalho, nomeadamente na construção da linguagem poética, como marco na formação do estruturalismo.
O filme "Vitalina Varela", de Pedro Costa, chega aos cinemas portugueses a partir do dia 31 no circuito comercial, cineclubes e auditórios municipais de 25 cidades, revelou hoje a Midas Filmes.
O escritor Afonso Reis Cabral, que venceu hoje o Prémio Saramago pelo seu romance “Pão de Açúcar”, disse hoje que escrevê-lo o obrigou “a mergulhar nessa anatomia do mal”.
O artista português Alexandre Farto, mais conhecido por Vhils, estará a partir de sexta-feira em Cabo Verde, para realizar uma obra artística no bairro de Achada Grande Frente, no âmbito de um projeto comunitário, foi hoje anunciado.
O escritor Afonso Reis Cabral, de 29 anos, é o vencedor do Prémio José Saramago, no valor de 25.000 euros, pelo seu romance “Pão de Açúcar”, foi hoje anunciado.
O festival de cinema Queer Porto vai assinalar os 50 anos dos motins de Stonewall, em Nova Iorque, como marco na emergência dos "modernos movimentos de luta LGBTI+", com um ciclo dedicado aos acontecimentos, anunciou hoje a organização.
Anne Carson, Maryse Condé, Margaret Atwood e Haruki Murakami são alguns dos escritores apontados pelas casas de apostas como principais candidatos ao Prémio Nobel da Literatura de 2018 e 2019, a atribuir na próxima quinta-feira, em Estocolmo.
O filme português “A Herdade”, de Tiago Guedes, está na lista das 93 películas anunciadas na segunda-feira à noite pela Academia de Hollywood para concorrer ao Óscar de Melhor Filme Internacional na 92.ª edição dos prémios mais importantes do cinema.
"O país das laranjas" é o título do romance juvenil que a autora Rosário Alçada Araújo edita este mês, inspirado em testemunhos reais de crianças austríacas acolhidas em Portugal depois da Segunda Guerra Mundial.