O Museu Nacional Ferroviário (MNF) assinala, desta quarta-feira a domingo, os 165 anos da primeira viagem de comboio em Portugal e o Ano Europeu do Transporte Ferroviário com um programa que começa com o VIII Congresso de História Ferroviária.
Uma seleção de 104 obras da Coleção de Arte Norlinda e José Lima, com peças de artistas como Paula Rego, Julião Sarmento, Cindy Sherman e Damien Hirst, vai estar exposta a partir de sábado no Centro Cultural de Cascais.
A biografia da fadista Marisa “Os Anéis do Meu Cabelo – A História de Mariza”, de autoria da jornalista Dina Soares, com prefácio de Jason Fine, editor da revista Rolling Stone, chega hoje às livrarias, anunciou a editora Oficina do Livro.
O belga Stromae estreia-se ao vivo em Portugal, em 2022, com um concerto no festival NOS Alive, que decorre de 6 a 9 de julho, no Passeio Marítimo de Algés, em Oeiras, anunciou hoje a promotora Everything is New.
O Museu de Serralves, no Porto, recebe a primeira exposição da artista sonora alemã Christina Kubisch em Portugal, de hoje até abril de 2022, que faz parte de uma “constelação de projetos” que exploram o som.
O britânico Jelani Blackman e os portugueses Bateu Matou, Cláudia Pascoal e Mundo Segundo & Sam The Kid estão entre as confirmações que completam o Super Bock em Stock, de regresso a Lisboa em 19 e 20 de novembro.
A 30.ª edição do festival Guimarães Jazz vai apresentar 12 concertos, de 11 a 20 de novembro, com músicos dos Estados Unidos, da América do Sul e da Europa, que compõem uma programação de “risco”, afirmou hoje a organização.
A obra do escritor tanzaniano Abdulrazak Gurnah, vencedor do Prémio Nobel de Literatura de 2021, vai começar a ser editada em Portugal pela Cavalo de Ferro, a partir do início do próximo ano, anunciou hoje a editora.
O Festival Artes à Rua, que ‘enche’ de cultura ruas e praças de Évora, regressa à cidade no próximo ano, entre 29 de julho e 14 de agosto, após dois anos de ausência devido à COVID-19.
Duas obras dos artistas José de Almada Negreiros (1893-1970) e de Júlio Pomar (1926-2018) vão a leilão na quinta-feira, em Lisboa, pela Veritas Art Auctioneers, com um total de 205 lotes, anunciou a leiloeira.
O escritor norte-americano naturalizado português Richard Zimler representa Portugal na 42.ª edição do Festival Internacional de Autores de Toronto, que começou no dia 21 e decorre até ao fim do mês, anunciou o Instituto Camões.
“Pinóquio – Da Raiz ao Nariz”, com dramaturgia de Claudio Hochman e interpretação de F. Pedro Oliveira, é a peça para crianças, famílias e escolas em cena na Malaposta, em Olival Basto (Odivelas), até 28 de novembro.
Uma viagem ao interior do ser humano, numa tentativa de descobrir quem é e que besta esconde, é como a associação bYfurcação teatro define a peça “Jack”, que apresenta no palácio Baldaya, em Lisboa, nos dias 30 e 31.
O Festival Guitarra d'Alma regressa a Almeirim, no distrito de Santarém, de 5 a 13 de novembro, com quatro espetáculos agendados para os dois fins de semana, anunciou o município.
O Teatro Virgínia, em Torres Novas, no distrito de Santarém, celebra quarta-feira o 65.º aniversário da inauguração do atual edifício e o 16.º aniversário da sua remodelação com um concerto gratuito de André Henriques.
O XIV Festival West Coast, em Oeiras, abre no próximo dia 29, e propõe uma programação musical dedicada aos períodos pós-Barroco e Clássico, que inclui a estreia moderna de “Matuttino De Morti”, do napolitano David Perez.
Caminhadas performativas, residências de criação, conversas, visitas a escolas e instalações digitais são eixos da "Terra Incógnita", um projeto que, ao longo dos próximos dois anos, permitirá criar "novas ideias de exploração do espaço territorial de São Miguel".
Mais de 20 mil visitantes passaram por Óbidos durante os 11 dias do Folio – Festival literário Internacional de Óbidos, de acordo com o balanço efetuado pela organização.
Uma obra da escritora portuguesa Maria Judite de Carvalho, a novela "Os Armários Vazios", foi traduzida pela primeira vez para língua inglesa e editada este mês, revelou a editora norte-americana Two Lines Press.
“Verdi que te quero Verdi”, com música do compositor italiano Giuseppe Verdi numa encenação de Teresa Gafeira, é o espetáculo para toda a família que a Companhia de Teatro de Almada (CTA) apresenta dias 30 e 31 de outubro.
“Ariadne”, um texto de Miguel Graça em criação conjunta com Madalena Almeida, que a interpreta, está em cena no Centro de Artes de Lisboa (CAL) até dia 31, encerrando a trilogia sobre figuras mitológicas iniciada pelo criador em 2016.
A novela gráfica "O Relatório de Brodeck", do autor francês Manu Larcenet, a partir do romance homónimo de Philippe Claudel, é editada este mês em Portugal pela Ala dos Livros.
O MC brasileiro Kevin O Chris vai atuar na Altice Arena, em Lisboa, no dia 13 de novembro, tendo escolhido a capital portuguesa para a gravação do seu próximo DVD, anunciou a promotora.
“A Pulga atrás da Orelha”, uma sátira social ao casamento e à vida burguesa do século XX, é a peça que o Teatro da Terra apresenta, a partir de dia 27, no Teatro do Bairro, em Lisboa.