O 10.º Festival Literário de Ovar vai decorrer de 18 a 22 de setembro e, procurando cativar mesmo quem não é leitor assíduo, distribuirá por vários palcos 49 iniciativas pensadas para celebrar a liberdade de tudo dizer.
O Festival Internacional de Marionetas do Porto - fimp’24 regressa a 11 de outubro, sob o signo da trilogia “Existir. Resistir! Desistir…”, expressa no trabalho de 14 companhias, dez portuguesas e quatro estrangeiras, provenientes de Bélgica, França, Inglaterra e Líbano.
O Fatela Sónica, evento internacional assente na cultura punk, que se realiza entre 20 e 22 de setembro, no concelho do Fundão, conta na quarta edição com artistas de nove países e afirma-se como uma “festa fora do rebanho”.
Uma mãe e uma filha com perspetivas completamente diferentes do que é ser "uma boa mãe" em plena ditadura dominam a ação da peça “Sombras”, a estrear-se na próxima quinta-feira no Teatro da Trindade, em Lisboa.
A nova temporada do Teatrão - Oficina Municipal do Teatro tem início quinta-feira, em Coimbra, com a apresentação do espetáculo de intervenção cívica e artística “Com que linhas te cruzas? – Parte 1: À Espera”.
O regresso de Julieta Monginho e Teolinda Gersão, na literatura nacional, e de Andrei Kurkov e Annie Ernaux, na estrangeira, marcam a 'rentrée' da Porto Editora, que celebra também os centenários de Sebastião da Gama e Alexandre O’Neill.
A Banda Sinfónica Portuguesa vai estrear-se sob direção de Rita Castro Blanco, no domingo, na Casa da Música, no Porto, com um programa com várias estreias em dia de homenagem a Joly Braga Santos e a Manuel Cargaleiro.
Sob o mote "Caminhos – Um território em movimento", dezenas de ações de formação e espetáculos de teatro, circo e concertos vão decorrer em outubro e novembro em 11 concelhos do Médio Tejo, numa programação cultural em rede.
O fado e outras músicas em português também se ouvem pela capital russa graças à paixão de alguns moscovitas por Portugal e pela sua cultura, que inspiram noites de música e História.
O compositor português Jorge Ramos foi escolhido para o programa Jovens Compositores (Young Composers) da Filarmónica de Londres, na temporada 2024-2025, anunciou na sexta-feira a orquestra britânica.
Mais 45 projetos artísticos relacionados com os 50 anos do 25 de Abril de 1974 vão ser apoiados com um milhão de euros, no âmbito do segundo concurso do programa de apoio Arte pela Democracia da DGArtes.
Uma “breve amostra da riqueza e variedade” do acervo deixado pelo músico José Mário Branco vai ser revelada pela primeira vez numa exposição, a partir do dia 16, na Universidade Nova de Lisboa (UNL), foi hoje anunciado.
O Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, reabre este mês com uma festa de dois dias de entrada livre, que inclui performances, concertos, conversas e exposições, às quais o acesso gratuito se mantém até 7 de outubro.
O retrato da jornalista Sylvia von Harden pelo pintor expressionista Otto Dix é o ponto de partida para “Monóculo”, um monólogo de Stéphane Ghislain Roussel, que se estreia na quinta-feira no Teatro Aberto, em Lisboa.
Da violência da escravatura e do último auto de fé em Portugal ao complexo urbano da Expo 98, o Museu de Lisboa atualizou a história da cidade com cerca de 150 novas peças, dando destaque aos direitos humanos.
O Teatro Nacional São João no Porto vai encerrar para obras entre maio e final de setembro de 2025, e o Mosteiro de São Bento da Vitória praticamente todo o ano de 2025, comunicou na terça-feira fonte oficial.
A nova temporada do Teatro Nacional São João, no Porto, a decorrer até dezembro, traz seis estreias absolutas e arranca esta quarta-feira, no Teatro Carlos Alberto, com a estreia do monólogo “Homens Hediondos”, de David Foster Wallace.
O júri do Prémio Literário Natália Correia 2024 - Ficção decidiu atribuir o prémio à obra “Caindo de mais alto”, da autoria de João Albano Fernandes, e entregar uma Menção Honrosa a “Esperanças e Desilusões”, de Luís Corredoura, foi hoje anunciado.
Um casal de ex-amantes que discute o porquê da relação outrora apaixonada ter terminado de modo abrupto é o centro da peça “Telhados de Vidro” que se estreia na quinta-feira no Teatro da Trindade, em Lisboa.
O festival Lux Interior vai realizar em outubro, no Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), em Coimbra, a sua quinta edição, com apresentação de novos discos de Victor Torpedo, John Mercy e Pedro Renato e Wipeout Beat.
A peça “Cordeiros de Deus ou Soldados da Esperança”, de Elmano Sancho, a estrear-se quarta-feira na Culturgest, em Lisboa, reflete sobre o que é o sacrifício, considerando-o um ato de resistência e libertação.
O Festival F vai regressar à área amuralhada da Vila Adentro, em Faro, entre 4 e 7 de setembro de 2025, para a sua 10.ª edição, que incluirá um quarto dia de programação, anunciou a organização.
A peça “Querido Evan Hansen” centra-se em problemas de integração, ansiedade e depressão na adolescência e tem estreia marcada para quarta-feira, no Teatro Maria Matos, em Lisboa.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, recorda a atriz Graça Lobo, que morreu na segunda-feira, aos 85 anos, como alguém que esteve "sempre do lado do cosmopolitismo, do 'glamour', da provocação e da alegria de viver", com "gosto pela liberdade".