Muitos anos antes de Steven Spielberg sonhar em realizar um filme sobre Tintin, já o herói de Hergé se passeava pelo cinema e a televisão, em animação e até mesmo em imagem real. Eis as aventuras audiovisuais do repórter belga.
A estreia de «As Aventuras de Tintin: O Segredo do Licorne», inspirado na banda desenhada belga criada por Hergé, vem lembrar-nos que nem só de super-heróis vive o cinema. Recordamos a seguir as adaptações ao cinema da BD europeia.
O ator norte-americano Paul Giamatti vai estar em novembro em Portugal para participar na quinta edição do Lisbon & Estoril Film Festival, anunciou hoje a organização do certame.
«As Aventuras de Tintin: O Segredo do Licorne», com o qual Steven Spielberg cumpre um sonho antigo e que coloca o intrépido repórter quase no papel de um Indiana Jones, teve uma antestreia no sábado em Bruxelas.
Mais de 170 documentários de 33 países preenchem a programação do IX Festival Internacional de Cinema de Lisboa. O SAPO foi à cerimónia de abertura, em que foi exibido o filme «Crazy Horse».
Os trabalhadores da Tobis, a empresa do Estado ligada à produção de cinema, vão reunir-se na terça-feira com o secretário de Estado da Cultura, disse à Lusa o delegado sindical, Tiago Silva.
A assembleia-geral da Tobis, empresa do Estado ligada à produção de cinema, foi suspensa por quinze dias, para que sejam ultimadas as negociações para uma possível venda, disse hoje à Lusa um dos acionistas.
A timidez excessiva e o pavor do contacto com os outros são elevados à mais alta comédia em «Românticos Anónimos», que estreia esta semana. O realizador Jean-Pierre Améris revelou ao SAPO o lado autobiográfico deste filme.
O cartaz refere um «remake do filme proibido pela ditadura fascista» e a fita assume o cruzamento da política com a história do cinema. «O Barão» estreia hoje e o SAPO falou com o realizador Edgar Pêra e o ator Nuno Melo na antestreia do filme.
«Românticos Anónimos» é o filme que inaugura hoje a sala dedicada exclusivamente ao cinema francês no complexo ZON Lusomundo Amoreiras, em Lisboa. O SAPO foi perceber o que motivou esta nova aposta.
Os 50 anos do começo da Guerra Colonial e os movimentos de mudança nos países árabes estarão em foco no festival de cinema documental DocLisboa, que começa hoje, com uma programação menos extensa e concentrada em menos salas.
Entre 29 e 31 de outubro, o Cine Incrível, em Almada, vai receber o Phantasticus: Festival Internacional de Artes e Cinema de Terror, que apresentará desde clássicos como «Nosferatu» a novidades como «Banana Motherfucker».
Há nada menos que 63 países as competirem pela nomeação ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro na 84ª edição da cerimónia dos Óscares. Conheça todos os concorrentes de «José e Pilar» à estatueta dourada.
A adaptação cinematográfica do musical «Les Misérables» vai ser realizada por Tom Hooper, recentemente oscarizado por «O Discurso do Rei», e terá Anne Hathaway, Hugh Jackman e Russell Crowe nos papéis principais.
Agentes da polícia estiveram hoje nas instalações da Tobis, em Lisboa, a fazer um levantamento do material existente na empresa por causa das dívidas desta à banca, disse à Agência Lusa o delegado sindical da empresa.
Os filmes sobre os movimentos de libertação que vão ser mostrados no Doclisboa não são só uma lição de História, mas também a recordação de um cinema que nunca mais se fez, reflete a diretora do festival.
Um total de 55 filmes, de 23 países, vai estar em competição no Festival Internacional de Curtas-Metragens de Évora (FIKE), que decorre a partir de hoje em Alandroal e Évora, revelou o diretor do certame.
Radu Mihaileanu voltou a conquistar as audiências na Festa do Cinema Francês ao ver o seu filme, «La Source des Femmes», vencer o Prémio do Público, troféu que tinha agraciado a sua fita anterior, «O Concerto».
O documentário «Trabalho de Actor, Trabalho de Actriz» revela o processo de trabalho dos intérpretes de «Sangue do Meu Sangue». Nuno Lopes e Rafael Morais explicaram ao SAPO como foi trabalhar no filme português do momento.
A redação da revista de cinema britânica Empire fez uma seleção dos 100 melhores filmes ingleses de sempre e «Lawrence da Arábia», «A Vida de Brian» e «Os Sapatos Vermelhos» foram os preferidos. Conheça aqui lista completa.
O filme de encerramento da parcela de Lisboa da 12ª Festa do Cinema Francês foi uma das boas surpresas da última edição do Festival de Cannes, pela mão do realizador de «O Concerto».
Novo filme do incontornável André Téchiné, protagonizado por André Dussolier, Mélanie Thierry e Carole Bouquet, a grande convidada este ano da Festa do Cinema Francês.