O filme “Parque Mayer” lidera as nomeações aos prémios Sophia, da Academia Portuguesa de Cinema, com 15 indicações, incluindo nas categorias de Melhor Filme, Melhor Realizador e nas quatro de representação, foi hoje anunciado.
A curta-metragem centenária "O emigrante", de Charles Chaplin, de 1917, abre na sexta-feira um ciclo programado pela Cinemateca Portuguesa, em Lisboa, com filmes que "espelham o modo como o fenómeno das migrações se refletiu no cinema".
A maior surpresa da noite de Óscares foi a vitória de "Green Book" como melhor filme do ano, incluindo para o realizador Peter Farrelly, que "honestamente não esperava ganhar", disse nas entrevistas de bastidores da cerimónia, em Hollywood.
Numa das vitórias mais inesperadas da noite, Olivia Colman ficou "sem saber o que fazer" consigo quando recebeu o Óscar para Melhor Atriz pelo papel em "A Favorita", disse à Lusa a atriz inglesa nas entrevistas dos bastidores da cerimónia.
O Teatro Campo Alegre, no Porto, recebe, a partir de hoje, o ciclo de cinema “Bruno Ganz – O Anjo das Histórias”, de homenagem ao ator suíço Bruno Ganz, que morreu no sábado, aos 77 anos, na Suíça.
O Cine-Teatro de São Brás de Alportel vai reabrir no sábado com a exibição de três filmes mudos musicados ao vivo, um dos quais realizado pelo cineasta Roberto Nobre, natural daquela vila algarvia.
O cinema de João Salaviza, o novo filme de Tim Burton, uma escolha de Salvador Sobral e uma recordação de Raoul Ruiz fazem em março, só aos fins de semana, a programação do cinema Monumental, em Lisboa.
O ator suíço morreu este sábado aos 77 anos. Entre os seus filmes mais célebres estão "As Asas do Desejo" e "A Queda: Hitler e o Fim do Terceiro Reich".
Uma rede de contactos é “fundamental” para dar “visibilidade” aos filmes e para fazer cinema atualmente, sublinha a produtora e realizadora portuguesa Renata Sancho, que participou na edição deste ano do programa “Emerging Producers”.
A curta-metragem "24 memórias por segundo", de Carlos Miranda, que revela o trabalho de memória dos arquivos da Cinemateca Portuguesa, vai ser exibida na próxima semana no MoMA, o museu de arte moderna de Nova Iorque.
Prémios como o de Diogo Costa Amarante com a curta-metragem "Cidade Pequena" no Festival de Berlim estão a fazer aumentar interesse pelo cinema português. Agora, começam a desenhar-se estratégias para a sua divulgação.