Considerado a obra-prima do escritor argentino Antonio Di Benedetto, ganhou fôlego internacional após a adaptação cinematográfica em 2017 por Lucrecia Martel.
Autora de obras e coletâneas como "O Poema Disse ao Poema" e "O Poeta Faz-se aos Dez Anos", além de criadora do conceito "Pirilampo Mágico", tinha 88 anos.
Filme da ealizadora italiana Laura Bispuri com Alba Rohrwacher e Valeria Golino ganhou a Festa do Cinema Italiano. Escolha do público foi "Bangla", a primeira obra do realizador Phaim Bhuiyan.
Filme de Cristina Pinheiro com Nuno Lopes e Beatriz Batarda, focado na vida de uma família portuguesa emigrada em França no final dos anos 1970 terá estreia comercial em Portugal.
O realizador João Botelho está adaptar "O Ano da Morte de Ricardo Reis", um filme onde o "texto é que manda", para fazer jus à obra de José Saramago em que a "Língua Portuguesa é levada ao extremo da formulação".
A segunda edição do Festival Literário Internacional Interior (FLII) Palavras de Fogo vai homenagear José Saramago e assinala os 30 anos da queda do Muro de Berlim.
A 12.ª Festa do Cinema Italiano inclui mais de 50 filmes, incluindo uma retrospetiva completa do realizador Nanni Moretti, concertos e aperitivos musicais.
Com a morte da realizadora francesa desapareceu também "uma forma de fazer cinema e um entendimento do cinema de que ela foi pioneira", afirmou o investigador António Preto.
Um ano depois de ter arrecadado três prémios com o drama "Cafarnaum", que também foi nomeado para os Óscares, a realizadora libanesa regressa a Cannes.