De acordo com a listagem divulgada hoje pela UNESCO, em Paris, estão ainda entre as candidaturas mais recomendadas a património cultural imaterial da humanidade as danças Nijemo Kolo circulares da Dalmácia (Croácia), a música e dança tsiattista do Chipre, assim como a cavalgada de reis, uma tradição da Morávia, no leste da República Checa, que atualmente só se realiza em algumas aldeias locais.

A peregrinação religiosa católica ao santuário do senhor de Qoyllurit'i, no Peru, é a outra candidatura das sete até agora mais bem posicionadas a património imaterial da Humanidade.

Estas sete candidaturas foram as que receberam melhor recomendação por parte do Corpus Subsidiário, o comité de peritos da UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Ciência, Educação e Cultura.

A candidatura do fado integra o lote de um total de 49 e a reunião que selecionará o vencedor vai decorrer entre 22 e 29 de novembro, em Bali, na Indonésia.

O resultado da candidatura do fado será conhecido até ao dia 27 de novembro, segundo um documento da UNESCO a que a Agência Lusa teve acesso.

Das 49 candidaturas selecionadas para avaliar este ano, apenas 17 têm recomendação positiva para integrarem a lista, sendo que 26, segundo o comité de peritos, carecem de informação suplementar e cinco foram alvo de um parecer desfavorável à integração na lista, de acordo com o documento da UNESCO a que a Agência Lusa teve acesso.

As candidaturas que forem aprovadas em Bali integrarão a lista representativa do Património Cultural Intangível da Humanidade.

Recorde-se que a candidatura foi apresentada pela Câmara Municipal de Lisboa através da EGEAC/Museu do Fado, em junho de 2010.