A contagem decrescente vai retirando segundos, minutos, horas e dias ao tempo que falta para que os áudio-guerreiros voltem a pisar a arena do MusicBox para mais uma batalha de proporções épicas em que os polegares estão sempre para cima, mas os decibéis – ou a falta deles – podem representar a glória ou a morte dos artistas.

Na arena estarão oito equipas - tal como na primeira edição, em 2008 - em que as ButterflieSoulFlow se sagraram campeãs - «um desafio enorme e um prazer monstruoso», confidenciou a dupla de Piny e Leo, revelando ainda que participar naRed Bull I-Battle é «um misto de ser DJ e performer com uma dose de audácia e loucura e coragem necessária para superar as outras equipas e entusiasmar o público».

Há dois anos, Lisboa foi pioneira neste conceito de combate áudio que entretanto alastrou a outros cantos do planeta. O conceito é simples: com o leitor de MP3 todos nos tornámos uma espécie de sistemas de som ambulantes – os gigas do iPod são a colecção de discos, o iPod é a cabine de DJ, os auscultadores são as colunas empilhadas do sound system e os nossos ouvidos o público que vibra com os decibéis libertados. Partindo dessa ideia, criou-se este conceito de batalha, com equipas prontas a mostrar a música que guardam em todos aqueles gigas.

A 1 de de Outubro às 23h00, a batalha épica regressa ao MusicBox. Em palco estarão dois hosts experimentados, veteranos da cena hip hop nacional – Sagas e Tekilla farão a voz ouvir-se, entusiasmarão o público e puxarão pelas equipas. «Adrenalina, poder e emoção» é o que Tekilla, repetente neste evento, garante sentir-se naquele palco. Sagas sublinha a antecipação e garante que «vai dar para sentir a energia no ar, nas paredes, nas pessoas».

Esta energia pode igualmente ser estendida até casa ou a qualquer ponto do planeta com uma ligação à internet. Basta apontar os browsers para http://www.redbull.pt/ pois o evento será transmitido em live streaming.

Além da prestação das equipas, DJ Manaia será o mestre da sonoplastia das batalhas, mas a festa prossegue depois de se encontrarem os novos campeões: de serviço o projecto Zombies For Money, célula de pressão rítmica que tem vindo a compilar elogios crescentes às suas edições internacionais.

A arena está portanto montada e o imperador, já se sabe, é o público, cuja reacção em última análise ditará a dupla vencedora. Mas nada de polegares no ar: o que se quer é gargantas em esforço e que o público faça justiça pelo barulho.

Regras do Jogo: A LEI DO MP3

» 7 Batalhas (4 Eliminatórias, 2 Meias-Finais, 1 Final).
» 8 Rounds por batalha (4 por equipa alternados/ 1'30'' por round).
» A batalha será conduzida por 2 hosts/Anfitriões da noite: Sagas e Tekilla.
» 1 Sonómetro fará a medição da reacção do público, no final da batalha, para cada uma das equipas. A vitória será atribuída à equipa que levar o público e o sonómetro ao êxtase.

O prémio para a equipa vencedora será uma experiência Red Bull a revelar no dia da batalha. Para saber quem são as equipas basta passar por aqui.