
Jéssica Pina, JOSH, Marco Rodrigues, Bluay, Margarida Campelo e Peculiar (escolhido apenas através do televoto) são os primeiros finalistas da edição de 2025 do Festival da Canção. A primeira semifinal do concurso decorreu este sábado, dia 22 de fevereiro.
“Ai Senhor!” (autoria e interpretação de Xico Gaiato), “Voltas” (autoria de Tiago Sampaio/interpretação de Rita Sampaio), “Sobre Nós” (Du Nothin), “A minha casa” (Marco Rodrigues), “Eu sei que o amor” (Margarida Campelo), “Tristeza” (JOSH), “Lisboa” (Capital da Bulgária), “Ninguém” (Bluay), “Calafrio” (Jéssica Pina) e “Adamastor” (Peculiar) foram os temas apresentados na primeira ronda.
A Cantadeira, bombazine, Diana Vilarinho, emmy Curl, Tota, Fernando Daniel, Henka, Inês Marques Lucas, Luca Argel ft. Pri Azevedo e Napa atuam na segunda semifinal, marcada para o dia 1 de março.
VEJA AS ATUAÇÕES:
1. Xico Gaiato – “Ai Senhor!”
2. Rita Sampaio – “Voltas”
3. Du Nothin – “Sobre Nós”
4. Marco Rodrigues – “A Minha Casa”
5. Margarida Campelo – “Eu Sei Que O Amor”
6. JOSH – “Tristeza”
7. Capital da Bulgária – “Lisboa”
8. Bluay – “Ninguém”
9. Jéssica Pina – “Calafrio”
10. Peculiar – “Adamastor”
Mas nem só de competição se faz o Festival da Canção: são vários os artistas que a RTP convida todos os anos para atuarem nas galas. Na primeira semifinal, os Fogo Fogo subiram ao palco com a Orquestra das Batukadeiras de Portugal para recordar o tema "Umbadá", apresentada por Jorge Fernando em 1985.
Este ano, iolanda; Os Assessores, que convidam Ana Bacalhau, Sara Correia e Selma Uamusse; João Borsch, que convida Maria João e Huca; Fogo Fogo, que convidam a Orquestra das Batukadeiras de Portugal; e Expresso Transatlântico, que convidam Ana Lua Caiano e The Legendary Tigerman vão subi a palco.
Este ano, à semelhança de anos anteriores, as duas semifinais e a final acontecem nos estúdios na RTP em Lisboa e são emitidas em direto na RTP1, RTP África, RTP Internacional e RTP Play.
O tema vencedor irá representar Portugal no 69.º Festival Eurovisão da Canção, que este ano acontece em Basileia, na Suíça, país que venceu o concurso no ano passado.
As semifinais vão acontecer nos dias 13 e 15 de maio de 2025, enquanto a final decorre no dia 17 de maio.
A Suíça venceu o 68.º Festival Eurovisão da Canção, em Malmö, na Suécia, com o tema “The Code”, interpretado por Nemo.
A representante portuguesa, iolanda, alcançou o 10.º lugar com a canção “Grito”.
Portugal participou pela primeira vez no Festival Eurovisão da Canção em 1964, tendo entretanto falhado cinco edições (em 1970, 2000, 2002, 2013 e 2016).
Em 2017, Portugal venceu pela primeira e única vez o concurso com a canção “Amar pelos dois”, de Luísa Sobral, interpretada por Salvador Sobral.
SEGUNDA SEMIFINAL
- A Cantadeira - "Responso À Mulher" (autora Joana Negrão)
- bombazine - "Apago Tudo"
- Diana Vilarinho - "Cotovia" (autora Diana Vilarinho)
- emmy Curl - "Rapsódia da Paz"
- Tota - "á-tê-xis" (autor eu.clides)
- Fernando Daniel - "Medo"
- Henka - "I Wanna Destroy U"
- Inês Marques Lucas - "Quantos Queres"
- Luca Argel ft. Pri Azevedo - "Quem Foi"
- Napa - "Deslocado"
Comentários