Embora sem adiantar valores, já que o orçamento final "ainda não está fechado", Margarida Veiga, representante institucional da Queima das Fitas 2013, afirmou à agência Lusa que os custos orçamentais "foram bastante reduzidos em todos os pelouros" da festa estudantil de Coimbra.

"A linha orientadora desta é fazer mais, com menos. Ou seja, o nosso orçamento foi reduzido, mas, mesmo perante esta redução, iremos manter a qualidade", sustentou a estudante de Direito.

Embora a semana da festa arranque às 00:00 de 3 de maio, com a Monumental Serenata, e, na noite seguinte, decorra o Sarau Académico, com a presença dos diferentes organismos autónomos da Associação Académica de Coimbra (AAC) e da secção de Fado - as atividades da Queima das Fitas 2013 começam 50 dias antes do arranque oficial, no dia 18 deste mês, com diversas iniciativas de cariz cultural e desportivo, estas agendadas para abril.

Finda a semana da Queima, as atividades prolongam-se por mais 30 dias, até ao início de junho, esclareceu.

A Queima das Fitas 2013 tem como lema "Tempo de Partida, Sorte em Levar-te para a Vida" e o DJ holandês Hardwell, considerado o 6.º melhor DJ do Mundo em 2012 pela revista DJ Mag é primeiro nome estrangeiro do cartaz das Noites do Parque - que decorrem na Praça da Canção, margem esquerda do Mondego - a ser divulgado pela organização.

A comissão da Queima das Fitas 2013, que tem André Gomes como secretário-geral pelo segundo ano consecutivo e integra ainda 10 secretários e oito comissários - colocou já à venda bilhetes gerais para as Noites do Parque, a preços especiais para estudantes universitários e de instituições do Politécnico de Coimbra.

Em fevereiro foram disponibilizados 1.000 bilhetes a 39 euros e, em março, a organização disponibiliza mais 2.500 bilhetes a 45 euros. Findo este período, os ingressos gerais têm um custo de 49 euros para estudantes de Coimbra.

@Lusa