"Extinct", um álbum que parte da ideia de morte e de perda na natureza, representa também o momento em que a banda, em estúdio, "expande a sonoridade Moonspell", explicou o vocalista, Fernando Ribeiro, à agência Lusa.
Os Moonspell são, há vários anos, a mais internacional das bandas metal portuguesas, tendo em conta as consecutivas digressões por palcos estrangeiros e em vários continentes, comparando com a presença em Portugal. Este ano andarão pela Europa, América Latina e Estados Unidos. Esperam ainda entrar em dois mercados ainda não explorados: Japão e Austrália.
Apesar da vida de estrada, Fernando Ribeiro explica que é em estúdio que a banda acaba por renovar a dinâmica entre todos e a sonoridade que pretendem explorar: "O que fazemos tem de nascer da própria música e tínhamos urgência em fazer isto".
"Extinct", que é editado com um DVD com um documentário sobre a vida da banda em estúdio, "é tão conceptual como os discos anteriores". "É como ter uma folha em branco e procurar as palavras para começar. Este disco fala sobre a extinção como uma coisa que faz parte da nossa vida", explicou. Fernando Ribeiro admite que o disco também captura "um certo espírito do tempo" atual.
O novo álbum surge três anos depois de os Moonspell terem editado "Alpha Noir", registo com o qual celebraram, em 2012, vinte anos de carreira. "Vamos andar a celebrar muitos vinte anos. Agora são os vinte anos do 'Wolfheart' [disco de estreia, de 1995], depois do 'Irreligious' [de 1996]", elencou Fernando Ribeiro, desvalorizando efemérides para sublinhar que "o melhor é estar e fazer".
A nova digressão começa no dia 12, na Holanda, e chegará a Portugal no dia 27 de março, ao Coliseu de Lisboa e, no dia seguinte, ao Hard Club, no Porto. Até ao começo de abril estarão ainda, por exemplo, na Alemanha, em França e em Espanha. No final de abril seguem para o México.
O grupo formou-se na Amadora, em 1989, com o nome Morbid God e passou a chamar-se Moonspell em 1992, editando depois o EP "Under de Moonspell".
Hoje, são a banda metal portuguesa com a maior distribuição internacional, da América Latina à Ásia, que se movimenta com uma equipa de oito músicos e técnicos, sem 'manager' e com um contacto de proximidade com os fãs.
@Lusa
Videoclip do single "Extinct":
Teaser do álbum:
Lyric video de "Breathe (Until We Are No More)":
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