O dueto ocorreu durante um espetáculo com centenas de pessoas, entre as quais cerca de 200 portugueses residentes naquela grande metrópole chinesa.

Na primeira fila do teatro - um dos mais modernos de Xangai, desenhado pelo arquiteto francês Paul Andreu - encontrava-se o presidente português, Aníbal Cavaco Silva, que iniciou na segunda-feira uma visita oficial de uma semana à China.

"Rosa Vermelha", "Havemos de ir a Viana", "Lisboa à Noite" e "Amor de Mel, Amor de Fel" foram alguns dos fados interpretados por Kátia Guerreiro.

Foi a sua primeira atuação na China continental, realizada no âmbito do Festival Internacional de Música de Xangai, e "uma noite magnífica", disse a cantora no final do concerto.

Kátia Guerreiro, que atuará em Macau no próximo fim de semana, respondeu aos aplausos da assistência em chinês: "Xiéxié" (obrigado).

"Sendo a música uma forma universal de comunicação, esta ocasião traz-nos uma oportunidade ideal para celebrar e cultivar as relações entre a China e Portugal", disse o presidente português na nota que escreveu para o programa do concerto.

O fado foi reconhecido em 2011 pela UNESCO como Património Imaterial da Humanidade.

Cavaco Silva seguirá na quarta-feira à tarde para Pequim e antes de regressar a Portugal visitará Macau. É a primeira visita de um chefe de Estado português à China desde 2005.

@Lusa