Júlio Proença, nascido em Lisboa em 1901, é o autor do "Fado Proença", melodia na qual Carminho interpreta uma letra de sua autoria, “A Folha”, que integra o mais recente álbum da fadista “Alma”, editado o ano passado.

A composição “Sofrimento”, de autoria de Waldemar Bastos, do álbum “Pretaluz”, de 1997, é outra finalista do universo da lusofonia.

Em declarações à Lusa, Waldemar Bastos afirmou-se “surpreendido” com a escolha. “Quem não gosta de ver o seu trabalho reconhecido?", disse o músico angolano que assegurou sentir-se "tranquilo e sereno”, acrescentando em seguida: “Há quem esteja atento ao nosso trabalho, mesmo parecendo que não, e é também resultado de uma caminhada que se tem feito, e de uma entrega sincera”.

O júri do International Songwriting Competition é constituído por um painel de 40 músicos, entre os quais Tom Waits, Jeff Beck, Robert Smith, Anoushka Shankar, McCoy Tyner, Alejandro Sanz, Suzanne Vega e Bill Evans, e 22 personalidades da indústria discográfica, como Angel Carrasco, Monte Lipman, Alison Donald, Bruce Iglauer e Leib Ostrow.

Entre os 14 finalistas, na categoria "world", estão também Alex Kajumulo, da Tanzânia, Annette Philip, dos Estados Unidos, Marlon Forrester, da Austrália, e Joseph Villafranco, do Belize.

@Lusa