Em Portugal, as audições preliminares vão decorrer em outubro e as audições finais em novembro, acrescentou este organismo.

Os candidatos devem ter entre 16 e 26 anos (inclusive), a 31 de dezembro deste ano, e passaporte de um dos atuais 27 Estados-membro da União Europeia (UE). As audições podem ser feitas em qualquer um dos 27 países da UE, desde que o de nacionalidade do candidato, de residência ou de estudo ou trabalho.

Em complemento ao programa de formação da Orquestra de Jovens da União Europeia (EUYO, na sigla em inglês), foi ainda criado o EUYO Frontunners, programa de capacitação 'online' que aborda temáticas de inclusão, performance, partilha e sustentabilidade.

Para a temporada anterior (2022/2023) foram selecionados 25 músicos portugueses: cinco para a Orquestra, mais 20 para reserva.

Fundada no Reino Unido, em 1976, a EUYO reúne todos os anos cerca de 120 jovens instrumentistas de cada um dos países da UE, envolvendo um programa de formação, com professores, maestros e solistas, e atuações em diferentes salas de concerto, a nível mundial.

Portugal faz parte da EUYO desde 1986. A participação portuguesa na orquestra é suportada pela DGArtes e pelo Instituto Camões.