Segundo Grant, que está neste momento a aconselhar-se com os seus advogados, o tema Stylo – o primeiro single do novo álbum dos Gorillaz, “Plastic Beach” – é uma cópia da música Time Warp, por ele lançada em 1983.

Em declarações ao “NME”, o músico, autor dos hits Gimme Hope Joanna e Electric Avenue, garante que a linha de teclado das duas canções é exactamente a mesma, adiantando, inclusive, que, aquando da composição de Stylo, os membros dos Gorillaz estariam bem cientes dessa realidade.

“ O Damon Albarn sabe bem lá no fundo que Time Warp é uma canção que ele adorava nos tempos em que frequentava clubes. Não o conheço, mas ele sabe que está é uma canção que ele adora”, revelou, lamentando o facto de ser impossível entrar no coração das pessoas.

“Numa relação decente, eu teria recebido uma chamada da EMI a dizer que o Damon queria usar Time Warp, e a perguntar como queríamos negociar. Essa chamada nunca chegou. Em vez disso, o que aconteceu foi que alguém foi consultar directamente um musicólogo, dando a entender que havia um pré-conhecimento de determinada infracção”, acrescentou.

Questionada sobre o alegado plágio, a EMI Publishing, representante dos dois projectos musicais, nada quis adiantar, alegando ser esta uma “questão privada entre Eddy Grant e os Gorillaz”.

Ouve aqui as duas músicas em questão:

Sara Novais