A abertura do festival de Vila Nova de Gaia aconteceu no palco secundário com os Lobo. O trio do Porto fez um concerto animado onde não faltou a música “Algo Mudou”, que faz parte da banda sonora de uma telenovela portuguesa. Seguiram-se os Dr1ve que cantaram a música em que fazem um dueto com Lúcia Moniz, “A Wish”.

Morcheeba fizeram as honras no palco principal do Marés Vivas. A banda, que mistura trip-hop, electrónica e rhythm and blues, apresentou temas do sétimo e último álbum, “Blood Like Lemonade” mas não faltaram ao alinhamento músicas de outros discos.

A vocalista Sky Edwards, de vestido vermelho e penteado irreverente, bebeu tequilla durante o concerto enquanto interagia com os fãs, que vibraram com “Otherwise”, um dos sucessos do álbum “Charango”.O concerto durou cerca de uma hora. Os Morcheeba voltaram para cantar “Be Yourself” e “Rome Wasn't Built in a Day”, que fechou a actuação dos britânicos.

Os Goldfrapp trouxeram para Portugal o novo álbum “Head First”. A dupla formada por Alison Goldfrapp e Will Gregory transformou o palco numa pista de dança com sintetizadores imparáveis e uma electrónica bastante dançável.

Alison, com um visual teatral, vestia uma capa preta brilhante que marca o seu estilo provocador. “Dreaming”, “Number 1” e “Rocket” abriram o espectáculo de som e cor dos Goldfrapp, que pediram ao público para “mexer-se mais”. E este respondeu ao pedido de Alison principalmente quando a banda tocou o música “Oh la la”, talvez o melhor momento do concerto com um final um tanto quanto barulhento mas que agradou os espectadores. O duo londrino fechou o concerto com “Strict Machine”.

Os GNR iniciaram a actuação com o single “Rei do Roque” do novo álbum “Retropolitana”, editado em Junho. A banda trouxe ainda ao Marés Vivas “Clube dos Encalhados” e “Efectivamente”. Os clássicos não faltaram ao concerto: “Dunas”, “Asas”, “Pronúncia do Norte” e “Sexta-feira”. Rui Reininho, um homem do Porto, sempre irónico e irreverente. Os GNR fecharam com “Mais vale nunca” e “Sangue Oculto”.

Neste primeiro dia, estiveram 16 mil pessoas no recinto, de acordo com a organização do Festival.

@Alice Barcellos e Catarina Osório