"Este ano, os números dos participantes serão idênticos aos do ano passado, ou talvez superiores, sendo esperados mais de 4.000 estudantes do ensino secundário provenientes de todo o país, desde Vila Real de Trás-os-Montes a Vila Real de Santo António", adiantou Rui Loureiro, da empresa DoctorSport, promotora da iniciativa.

Segundo o responsável, trata-se de um evento nacional que contará com a participação de alunos do ensino secundário "dos 18 distritos de Portugal Continental" e com "alguns representantes" da ilha da Madeira.

O Festival Nacional de Estudantes do Ensino Secundário é já "uma referência e um evento de culto junto desta comunidade", refere a entidade organizadora.

"Este é o único evento de cariz nacional, exclusivamente destinado a este público-alvo, tendo como principais objetivos fomentar a autonomia e intercâmbio cultural entre os jovens, proporcionar novas e fascinantes sensações, através da participação de diversas atividades culturais e desportivas, bem com consciencializar os jovens para o seu papel e importância na sociedade", assinala.

Durante os cinco dias do evento, os participantes terão oportunidade de conviver num espaço natural único e usufruir de mais de 30 atividades desportivas e culturais que diariamente terão à sua disposição.

O festival também integra a atuação "de alguns dos maiores nomes da cena musical internacional e nacional, como DJ Cosmo Klein, DJ Tim Royko, DJ RIDE e um conjunto de bandas de grande qualidade como Bezegol, Dealema e Jimmy P", segundo a DoctorSport.

"Ao fim de dez anos e com o nível de qualidade atingido, torna-se difícil melhorar, mas temos sempre objetivos de ter novidades. Este ano temos um ‘skate’ parque, um balão de ar quente para voos e a presença de artistas internacionais", observou Rui Loureiro.

O responsável garantiu que a segurança interna do recinto do festival é uma das preocupações e este ano será "reforçada" pela organização.

"Vamos também manter o modo de articulação com a GNR, que achamos que é positivo, porque é nossa intenção que entre no festival quem tem que entrar", referiu, tendo em conta situações anteriores em que as autoridades policiais abordaram participantes que se dirigiam para o evento na posse de substâncias estupefacientes.

Os bilhetes para o 10.º Festival Secundário já estão a ser comercializados, a valores que vão dos 60 aos 75 euros, indicando a entidade promotora que já estão vendidos mais de 3.000.

A empresa DoctorSport tem como parceiros várias entidades e empresas, a Câmara Municipal e a Associação de Beneficência Popular de Gouveia.

@Lusa