A partir de 10 de julho, os novos álbuns serão colocados à venda às sextas-feiras em 45 países, de modo a sincronizar as datas de lançamento.

“Músicas nova às sextas” (NewMusicFridays) é um projeto que envolveu editoras discográficas, distribuidores e comerciantes que estão a alterar as cadeias de distruição e as estratégias de marketing. Além disso, as tabelas de vendas dos 45 países envolvidos estão a ser modificadas, de acordo com as novas regras”.

Glen Barros, presidente da Concord Music Group, diz que o “mesmo dia de lançamento em todo o mundo reflete melhor as realidades do setor”. “"Esta mudança de curso levanta muitos desafios e necessita de adaptação (...), mas será benéfica para os consumidores e, a longo prazo, todos ganham", acrescentou no comunicado citado pela AFP.

“Somos favoráveis a novas músicas às sextas-feiras, os nossos artigos agora podem chegar a todos os fãs em todo o mundo num dia, um grande dia para descobrir e partilhar música nova. A música é um dos negócios verdadeiramente globais e não temos dúvidas de que um dia que unifica os lançamentos globais vai trazer benefícios para os nossos artistas, os fãs e para toda a indústria”, disse Andrew Kronfeld, presidente de marketing global da Universal Music, que atua em Portugal e que também aderiu a esta medida.

Até agora, os novos lançamentos musicais eram feitos em diferentes dias da semana em vários países. Em Portugal, bem como na França e no Reino Unido, as novas músicas eram reveladas às segundas-feiras, às terças nos EUA e no Canadá e às sextas na Austrália e na Alemanha, por exemplo.
Esta medida é bem vista por grande parte do setor, que alega que o lançamento de discos em dias diferentes promove a pirataria.

A partir de 10 de julho, todos os lançamentos passarão a ser feitos às sextas-feiras exatamente às 00h01 (hora local), em 45 países.

@AFP