A Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música abre esta noite o festival que sublima o violoncelo, interpretando o Poema de Luíz Costa e o Concerto de Schumann, com a solista alemã Konstanze von Gutzeit, vencedora do Prémio Internacional Suggia/Casa da Música 2009.
Pela baixa da cidade, durante este e o próximo fim-de-semana, vaiouvir-se o som das cordas do violoncelo, que, como em outros tempos, regressa aos cafés com os recitais de Gutzeit, Karttunen, Marco Pereira, Filipe Quaresma, Romain Garioud e Bruno Borralhinho.
Guarany, Majestic, Progresso, Âncora D´Ouro (Piolho), Ceuta e Galeria de Paris vão ser alguns dos cafés que recebem os recitais, que decorrem por vários estabelecimentos das 10h às 17h com entrada livre.
O Quarteto de Cordas de Matosinhos homenageia, neste sábado, Luís Costa no 50º aniversário da sua morte, com um recital que inclui a estreia mundial do Segundo Quarteto deste compositor marcante da vida musical portuense na primeira metade do século XX.
O festival também conta com o ciclo de conferências «Casas da Música no Porto» que visa dar a conhecer a história da música na cidade, olhando para espaços importantes. Às 16h de amanhã, na Sala 2 com entrada livre, debate-se «A Vida Musical da Cidade». No próximo sábado, à mesma hora e local, o tema da conferência será «Entre o Palco e a Cidade».
O programa completo do Festival Suggia pode ser consultado no site da Casa da Música.
Comentários