Na página oficial na Internet, a revista revela as suas escolhas para 2012 e, no que toca ao «país das Descobertas» - como descreve Portugal -, foram selecionados a cantora Luísa Sobral, os Best Youth, os X-Wife, os A Jigsaw e os Utter, apresentando-os com uma pequena biografia e três telediscos.

Os Best Youth são um duo do Porto, formado por Ed Rocha Gonçalves e Catarina Salina, e editaram o EP «Winterlies», que para a revista Les Inrockuptibles pode ser um remédio para ajudar a ultrapassar a "crise financeira de um país cheio de história".

Sobre Luísa Sobral, a cantora que se deu a conhecer o álbum «The cherry on my cake», a publicação diz que ela pratica um «pop jazzy» com muito sentido de humor e delicadeza, com reminiscências de uma «Amélie Poulain», mas também da sonoridade de Regina Spektor, Feist ou Stacey Kent.

Outro dos destaques é o grupo X-Wife e a revista foca-se no vocalista, João Vieira, um dos motores de uma banda que combina a rudeza do rock com a eletrónica e que convoca Gang of Four, Suicide, Foals e Bloc Party.

Para a Inrocks, os Utter, um quinteto de Braga, estão próximos dos Sigur Rós e de um «som depurado» com o álbum «Empty Space».

Com os A Jigsaw, de Coimbra, e com o álbum «Drunken Sailors & Happy Pirates», a revista diz que se sente a atravessar o Atlântico e a cruzar-se com Tom Waits e Leonard Cohen.

@Lusa