O projeto será implementado ao abrigo de um protocolo assinado entre a Câmara, a Banda Musical de Oliveira e a Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave (ATAHCA).

Com mais de 230 anos, a Banda Musical de Oliveira tem neste projeto “um papel fundamental”, já que lhe caberá criar aquele grupo.

A banda conta atualmente com 65 elementos, tendo em funcionamento uma escola de formação musical com cerca de 60 alunos de diferentes idades.

Por sua vez, a ATAHCA vai adquirir 60 instrumentos musicais em barro, 30 estojos de madeira e 30 uniformes para o grupo musical, a criar pela Banda de Oliveira.

O Município dará o apoio financeiro necessário à formação das crianças e jovens que vão constituir o grupo musical. Além disso, vai desenvolver, através do Museu da Olaria, o estudo dos instrumentos musicais em barro que integram o seu acervo e promover uma exposição com os mesmos.

Segundo a fonte municipal, esta iniciativa pretende respeitar o legado cultural do concelho de Barcelos, designadamente o artesanato de barro.

@Lusa