“O som do teu nome - O piano vai às escolas” vai fazer circular um piano acústico doado à Câmara de Leiria durante este e o próximo ano letivo por cinco escolas e agrupamentos onde estão matriculados quase cinco mil alunos entre os 10 e os 17 anos, revelou a Leiria Cidade Criativa da Música.
“A ideia é fazer passar o piano por várias escolas diferentes e os miúdos poderem tocar um instrumento musical na vida, proporcionar essa experiência, que nem sempre acontece, sobretudo com um piano acústico, que é muito raro - só se apanha nas escolas de música e nos conservatórios”, explicou à agência Lusa o coordenador da Leiria Cidade Criativa da Música (LCCM).
Para Daniel Bernardes, “esse primeiro contacto [com o piano] já é uma vitória” e “exemplifica bem o papel que uma Cidade Criativa da Música deve ter no sentido de criar aqui várias pontes entre diversos intervenientes da sociedade civil”.
Em cada escola, os alunos serão desafiados a ‘tocar’ o seu nome num teclado, fazendo corresponder cada letra às teclas onde previamente, de forma aleatória, será colado um alfabeto.
“Vamos convidar os miúdos a ‘tocarem’ o seu nome no teclado - ver qual é a tecla que corresponde ao nome deles. E depois tocam esta melodia. Isto dá-lhes um pequeno jogo que permite um estímulo intelectual um bocadinho mais sofisticado do que o simples sentar e tocar”, notou o responsável da LCCM, que é também pianista e compositor.
Além desse contacto com o piano, a intenção é convidar os participantes a gravarem vídeos da experiência e a partilharem-nos nas redes sociais da LCCM.
“Isto tem potencial para que, no futuro, tenhamos um projeto com compositores profissionais”, antecipou Daniel Bernardes.
A partir destes “embriões” tocados pelos alunos, o músico acredita que será possível montar uma edição do Festival Cidade Criativa da Música, “quem sabe no próximo ano”, com “música de jazz, música contemporânea ou rock criado a partir destes pequenos trechos que os miúdos vão gerar no piano”.
Promovendo uma “dimensão participativa” e “uma comunhão grande entre público, performer e criador”, em Leiria acredita-se que possa acontecer um aluno ver em concerto uma obra tocada “por 30 pessoas em palco”, a partir de partitura que “o compositor esteve meses a trabalhar”, desenvolvendo o trecho que resultar da viagem pelo piano através das escolas.
“É um círculo que se cria entre todos os intervenientes do espetáculo musical” e “o potencial é vasto”, sublinhou Daniel Bernardes.
“Fazendo uma metáfora, é dar a hipótese aos miúdos de, fazendo o esboço de uma casa, depois entregar esse esboço a um arquiteto profissional que vai tratar de fazer um plano profissional para a construir”, concluiu.
“O som do teu nome - O piano vai às escolas” arranca na quarta-feira à tarde na Escola Secundária Afonso Lopes Vieira, na União das Freguesias de Marrazes e Barosa, em Leiria.
Participam ainda a Escola Secundária Domingos Sequeira, Escola Básica e Secundária Henrique Sommer, da Maceira, a Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Rainha Santa Isabel, na Carreira, e a Escola Secundária Rodrigues Lobo.
Comentários