O filme “20 days in Mariupol”, do jornalista ucraniano Mstyslav Chernov, sobre o cerco à cidade ucraniana durante a invasão militar russa, venceu esta noite o Óscar de Melhor Documentário, da Academia de Cinema de Hollywood.
O sucesso de “American Fiction”, um filme independente que desafia os estereótipos associados aos afro-americanos, demonstra que há mercado para visões mais amplas e mais diversas, disse esta noite o vencedor do Óscar de Melhor Argumento Adaptado, Cord Jefferson.
Jennifer Lame foi esta madrugada a primeira mulher a vencer o Óscar de Melhor Montagem numa década, pelo seu trabalho no filme “Oppenheimer”, de Christopher Nolan.
O realizador britânico Jonathan Glazer, distinguido esta noite com o Óscar de Melhor Filme Internacional por "A zona de interesse", alertou para os riscos da desumanização, num discurso em que lembrou as vítimas da guerra entre Israel e o Hamas.
A cerimónia começa com cinco minutos de atraso. As medidas de segurança destinadas a manter à distância os manifestantes pró-Palestina também afetaram muitos dos convidados, incluindo Margot Robbie.
Fique acordado connosco na noite dos Óscares e, a partir das 20h00, siga os nossos comentários sobre os prémios da Academia, do desfile de estrelas na passadeira vermelha à cerimónia.
Impulsionados pelo sucesso do filme "Oppenheimer", artigos que evocam a criação da bomba atómica pelo físico com o mesmo nome irão a leilão nos Estados Unidos.
O filme “From the End of the World”, do realizador japonês Faz I Kirby, venceu o prémio de melhor filme da 44.ª edição do festival de cinema Fantasporto, cuja programação contou com cerca de uma centena de obras.
A grande noite dos filmes deste domingo será transmitida pela RTP2, com acompanhamento especial e ao minuto no SAPO. Saiba quem está na corrida, quem são os favoritos e o que poderá acontecer numa cerimónia que aposta na nostalgia, "Barbie" e nas suas canções.
A primeira cerimónia de atribuição dos prémios de mérito da Academia das Artes e Ciências Cinematográficas realizou-se a 16 de Maio de 1929, num altura em que os filmes sonoros davam os seus primeiros passos. A 96.ª é este domingo.
Do vencedor errado do Óscar de Melhor Filme à surpresa de Adrien Brody ao ser anunciado como o Melhor Ator e Anthony Hopkins ganhar a Chadwick Boseman, eis os momentos mais chocantes dos primeiros 94 anos de história da entrega dos prémios da Academia.
"Os Mercenários 4" valeu mais um mau prémio ao ator, enquanto filme que transformou o ursinho fofo num vilão com faca destacou-se em grande nos Golden Raspberry Awards.
A reação em cadeia iniciada pela fusão entre "Barbie" e "Oppenheimer" vai explodir este domingo nos Óscares, onde um filme deve dominar a passadeira vermelha e o outro os prémios.
O festival Encontro de Cinema de Bergamo, que começa hoje em Itália, vai traçar uma diagonal ao mais recente cinema português de animação, de José Miguel Ribeiro a João Gonzalez.
O produtor português Humberto Santana considera que o cinema português de animação pode ser sustentável e rentável, mas tem de ser encarado pelo Governo como uma atividade empresarial na qual investir, disse à agência Lusa.
As salas de cinema registaram, em fevereiro, cerca de 845 mil espectadores e 5,1 milhões de euros de bilheteira, o que representa um aumento de mais de 20% comparado com fevereiro de 2023, revelou hoje o Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA).
Filme de Eduardo Perdido, Tiago M. A. Lima e Diego M. Doimo é um dos destaques do terceiro dia do festival de Lisboa exclusivamente dedicado ao cinema de animação para todos os públicos.