• SAPO Mag SAPO Mag Início
  • Filmes
    • Estreias
    • No Cinema
    • Notícias
    • Críticas
    • Todos os Filmes
    • Trailers
    • Especiais
  • Séries
    • Estreias
    • Notícias
  • TV
    • Programação
    • Notícias
  • Música
  • Showbiz
  • Passatempos
  • Óscares
    • Vencedores
    • Notícias
    • História
    • Trailers
  • Mais Menu
    Menu
    • Filmes
      • Estreias
      • No Cinema
      • Notícias
      • Críticas
      • Todos os Filmes
      • Trailers
      • Especiais
    • Séries
      • Estreias
      • Notícias
    • TV
      • Programação
      • Notícias
    • Música
    • Showbiz
    • Passatempos
    • Óscares
      • Vencedores
      • Notícias
      • História
      • Trailers
    Tópicos
    • Críticas
    • PopCorner
    • Atrás do Palco
    • Estreias de Filmes
    • Estreias de Séries
    • Guia TV
    • Trailers
    Esquema de cores
    No modo automático o site usa o esquema de cores definido no seu sistema operativo
    Siga-nos
    • Instagram
    • Facebook
    • X
  • Pesquisa
  • Críticas
  • PopCorner
  • Atrás do Palco
  • Estreias de Filmes
  • Estreias de Séries
  • Guia TV
  • Trailers
MEO à velocidade máxima de 10Gbps

"Lawrence da Arábia" faz 60 anos: os melhores "já não se fazem filmes épicos assim" da história do cinema

L.S.
10 dez 2022 09:00
Atualidade
Partilhar
Partilhar
Partilhar
Partilhar
Partilhar
  • Epica juntam-se ao cartaz do Vagos Metal Fest
    SAPO Mag / Lusa · Música · 26 jan 2024 13:27

    Epica juntam-se ao cartaz do Vagos Metal Fest

  • RTP1 estreia série sobre "viagem épica" de Gago Coutinho e Sacadura Cabral: veja o primeiro trailer
    Séries · 14 jan 2025 15:48

    RTP1 estreia série sobre "viagem épica" de Gago Coutinho e Sacadura Cabral: veja o primeiro trailer

Este artigo tem mais de 2 anos
Foram 16 meses de rodagem na Jordânia, Marrocos e Espanha: estreado a 10 de dezembro de 1962, Peter O'Toole foi uma revelação neste épico dos épicos de David Lean que influenciou gerações de realizadores. Só o maior ecrã lhe faz justiça, mesmo que, como outros clássicos de um género cada vez mais raro em dimensão e ambição, muitos só o tenham visto na televisão...
  • Foram 16 meses de rodagem na Jordânia, Marrocos e Espanha: estreado a 10 de dezembro de 1962, Peter O'Toole foi uma revelação neste épico dos épicos de David Lean que influenciou gerações de realizadores. Só o maior ecrã lhe faz justiça, mesmo que, como outros clássicos de um género cada vez mais raro em dimensão e ambição, muitos só o tenham visto na televisão...
  • Destacado para a Arábia durante a I Guerra Mundial, T. E. Lawrence (Peter O'Toole) une as diversas fações árabes inimigas numa única frente de guerrilha, levando-a a brilhantes vitórias nos traiçoeiros campos de batalha do deserto... David Lean filmou a história do enigmático e contraditório jovem tenente do exército britânico desde a chegada ao Cairo em 1916 e os feitos que o tornaram coronel e uma lenda três anos mais tarde. O épico dos épicos a que só o grande ecrã faz justiça e que influenciou Spielberg, Scorsese e tantos outros cineastas.
  • A tumultuosa história de Scarlett O'Hara durante um dos períodos mais tumultuosos da história da América, desde os seus dias de juventude numa plantação esclavagista até às ruas devastadas pela guerra de Atlanta; desde o primeiro homem que ela sempre desejou aos seus três maridos; desde o maior luxo à mais absoluta fome e pobreza; desde a sua inocência à sua maturidade e compreensão da vida.
  • Rose embarca no magestoso Titanic como passageira da primeira classe com o seu noivo, filho de um magnata do aço de Pittsburgh, e a sua mãe. Perturbada pelo casamento por interesse, tenta suicidar-se saltando do navio, mas é convencida a mudar de ideias por Jack Dawson, um passageiro de terceira classe . A bordo desse navio, autêntico retrato da sociedade do século, os dois apaixonam-se e vivem uma curta mas intensa história de amor…
  • A adaptação da épica obra de Tolkien sobre um anel mágico perdido durante séculos de Sauron, o Senhor das Trevas,  que vai parar às mãos do pequeno hobbit Frodo, que terá de partir numa demanda para destruir o anel. Sob a liderança e sabedoria de Gandalf, forma-se uma Irmandade do Anel que atravessará as maravilhas e pesadelos da Terra-Média para levar a bom termo a missão.
  • Uma viagem desde o passado pré-histórico dos nossos antepassados, quando um grupo de macacos encontra um misterioso monólito e dele obtém conhecimentos que resultam na evolução do Homem, até ao espaço colonizado pelos humanos, no ano 2001. A descoberta de um outro monólito na Lua, proveniente de uma região junto a Júpiter, leva ao lançamento de uma expedição liderada pelo astronauta David Bowman para investigar a origem do objecto extra-terrestre. "2001" retrata a complexidade da inteligência artificial e o significado da existência humana que capta a grandeza e escala do desconhecido.
  • O escravo Spartacus é comprado na Líbia e ingressa numa escola para gladiadores. Escolhido para defrontar Draba, um gladiador etíope, que sai vencedor mas que se recusa a matá-lo, Spartacus é confrontado com a sua ânsia de liberdade e escapa com alguns dos companheiros, tornando-se líder da maior revolta de escravos que alguma vez vez afrontou Roma.
  • O general que se tornou escravo. O escravo que se tornou gladiador. O gladiador que desafiou um Império... Maximus era o general das legiões romanas querido por todos e o Imperador Marco Aurélio, que antes de morrer o escolhe como sucessor, pondo de lado o seu próprio filho, Cómodo. Movido pelo ódio, este prepara uma conspiração contra Maximus, condenado-o a ele e a sua família à morte, mas este sobrevive e regressa a Roma, desta vez como gladiador, em busca de vingança e poder.
  • A parceria de um grupo de amigos de infância oriundos do Lower East Side nova-iorquino que se tornam gansters degenera num fogo cruzado de morte e traição durante a era da Lei Seca. Trinta anos depois, um deles regressa e terá, mais uma vez, de enfrentar os fantasmas da sua vida passada.
  • Oscar de Melhor Filme para a adaptação norte-americana do romance de Erich Maria Remarque. sobre Paul, um jovem soldado alemão  que vê as suas ilusões e entusiasmo profundamente esmagadas com o horror da Primeira Guerra Mundial quando se junta à Frente Ocidental e descobre a dura realidade da vida nas trincheiras.
  • Filmado no Egipto e no Monte Sinai, e com um dos maiores cenários jamais construídos para um filme sobre a história de Moisés, que abandona uma vida cheia de privilégios para liderar o seu povo até à liberdade.
  • Durante a Segunda Guerra Mundial, prisioneiros britânicos são encarregues de construir euma ponte de transporte ferroviário em plena selva , sobre o rio Kwai. O coronel Nicholson é o oficial que procura uma forma de elevar o moral de seus homens e vê a ponte como uma forma de conseguí-lo, tendo-os ocupados na construção e fazendo-os sentirem-se orgulhosos da obra. Por sua vez, outro prisioneiro, o major americano Shears, só pensa em fugir. Quando finalmente consegue, regressa contra a sua vontade para guiar um comando cuja missão é destruir a ponte no preciso momento em que passar o primeiro comboio.
  • A indelével história do enigmático Oskar Schindler, um membro do partido nazi, mulherengo e especulador de guerra, que salvou a vida a mais de 1100 judeus durante o Holocausto.
  • A princesa Leia é feita refém pelas forças terríveis do império, na sua tentativa de suscitar a rebelião contra o mesmo. Luke Skywalker e Han Solo fazem equipa com os andróides R2-D2 e C-3PO para a salvar e trazer a justiça de volta à galáxia.
  • Há dois mil anos, Judah Ben-Hur é um nobre Judeu da Palestina cuja heroica odisseia inclui ser escravizado pelos Romanos, uma arrojada fuga de um barco de escravos durante uma batalha, a vingança contra os seus carrascos durante uma violenta corrida de quadrigas numa arena e um fatídico encontro com Jesus Cristo.
  • Em campanha no Egipto, Júlio César conhece Cleópatra, com quem tem um filho. O assassinato de César cria uma mudança nos planos, fazendo com que ela se torne amante de Marco António como forma de garantir sua razoável autonomia como governante. Mas a luta entra Octávio e Marco Antonio pelo poder põe em risco a sua posição e a sua vida.
  • A verdadeira história de Pu Yi (1906-1960), nascido imperador e que morreu como cidadão comum da República Popular da China. O percurso melodramático de um homem, desde a omnipotência à normalidade, da escuridão da neurose à luz do quotidiano, quando é forçado a deixar as luxuriantes e protetoras muralhas do seu reino e encontrar as forças para construir uma nova vida num estranho mundo que sempre quis explorar, mas nunca conheceu realmente.
  • Épico baseado no romance homónimo de Boris Pasternak sobre a vida de um médico dividido entre duas mulheres nos anos da Revolução Russa. Num orgulhoso país prostrado de joelhos pela revolução, Jivago é um talentoso poeta e dedicado cirurgião a quem a guerra não poupou, dividido entre a mulher mega com quem casou e uma outra fogosa que não consegue esquecer.
  • 6 de Junho de 1944. Dia D. Nas praias da Normandia, poderosas forças militares confrontam-se numa batalha que vai decidir o curso da guerra. Soldados americanos, liderados pelo capitão John Miller, cumprem uma outra e arriscada missão: encontrar o soldado James Ryan, o último sobrevivente de quatro irmãos militares. Mas por que razão se arriscam as vidas de oito... para salvar um só homem?
  • Adaptação russa da obra-prima literária de Leo Tolstoi filmada durante seis anos, ao longo de quatro partes e 431 minutos entrelaçam-se duas histórias: o amor entre a jovem condessa Natasha Rostov e o conde Pierre Bezukhov, infeliz no seu casamento; e a Grande Guerra Patriótica de 1812 contra a invasão do exército de Napoleão. Os russos de todas as classes sociais reúnem-se contra o inimigo numa guerra onde os dois lados sofrem perdas tremendas e a sociedade está em mudança permanente...
  • A história do lendário nobre Rodrigo Diaz de Bivar, conhecido como El Cid, que supera intrigas para defender a Castela cristã (Espanha) contra os mouros. Pelo  meio, há a complexa relação com Ximena, que jurou vingança contra Rodrigo, o assassino do pai e também o seu próprio noivo.
  • A história do poderoso rancheiro texano Bick Benedict, a sua infeliz esposa Leslie, o cowboy transformado em barão de petróleo Jett Rink e três gerações de texanos que se apaixonam, lutam, conspiram e colidem numa vasta saga que combina lutas familiares, racismo e o conflito latente entre os velhos senhores do gado e os novos magnatas do petróleo.
  • Um pouco antes da Primeira Guerra Mundial John Reed, um jornalista americano, conhece Louise Bryant, uma mulher casada, que larga o marido para ficar com Reed e se torna uma importante feminista. Eles envolvem-se em disputas políticas e trabalhistas nos EUA, e vão para a Rússia a tempo de participarem da Revolução de Outubro de 1917, quando os comunistas assumem o poder.
  • Em 1560, uma expedição espanhola penetra no Amazonas em busca do mítico El Dorado. Em breve o segundo comandante, Aguirre, em pleno delírio de febre e grandeza, toma o comando, aprisiona o superior e leva a expedição ao desastre.
  • Entre corridas de quadrigas, duelos do dardo e o ritual do fogo, a história da espectacular decadência do maior e mais orgulhoso império, vergado pela peste e corrupção.
  • Quatro histórias separadas por séculos que se intercalam e progridem ao mesmo nível até atingirem o clímax; um melodrama contemporâneo de crime e redenção; uma história da Judéia, a missão e morte de Cristo; os eventos que cercam o massacre do Dia de São Bartolomeu, na França, em 1572; e a queda da Babilónia para a Pérsia em 539 AC.
 
Partilhar
Partilhar
Partilhar
Partilhar
Partilhar
 

Veja também

  • Epica juntam-se ao cartaz do Vagos Metal Fest
    SAPO Mag / Lusa · Música · 26 jan 2024 13:27

    Epica juntam-se ao cartaz do Vagos Metal Fest

  • RTP1 estreia série sobre "viagem épica" de Gago Coutinho e Sacadura Cabral: veja o primeiro trailer
    Séries · 14 jan 2025 15:48

    RTP1 estreia série sobre "viagem épica" de Gago Coutinho e Sacadura Cabral: veja o primeiro trailer

Em destaque

  • "A pressão é um privilégio", garante-nos o casal mais estável de "The Last of Us"
    SAPO Mag · Séries · 12 mai 2025 16:03

    "A pressão é um privilégio", garante-nos o casal mais estável de "The Last of Us"

    por Gonçalo Sá
  • Rejeitando ser feminista, Brigitte Bardot defende Gérard Depardieu em rara entrevista televisiva
    L.S. / AFP · Showbiz · 12 mai 2025 13:41

    Rejeitando ser feminista, Brigitte Bardot defende Gérard Depardieu em rara entrevista televisiva

  • Morreu James Foley, realizador de "Glengarry Glen Ross" e dois filmes "Cinquenta Sombras de Grey"
    L.S. / Lusa · Atualidade · 12 mai 2025 09:19

    Morreu James Foley, realizador de "Glengarry Glen Ross" e dois filmes "Cinquenta Sombras de Grey"

  • Robert De Niro: monstro sagrado de Hollywood homenageado pelo Festival de Cannes
    L.S. / AFP · Atualidade · 12 mai 2025 13:00

    Robert De Niro: monstro sagrado de Hollywood homenageado pelo Festival de Cannes

Últimas

  • L.S. · Atualidade · 12 mai 2025 17:56

    Tom Cruise: irmã forçou encontro com Dustin Hoffman num restaurante que levou ao filme "Rain Man"

  • SAPO Mag · Séries · 12 mai 2025 16:03

    "A pressão é um privilégio", garante-nos o casal mais estável de "The Last of Us"

    por Gonçalo Sá
  • L.S. · Séries · 12 mai 2025 15:59

    "Blossoms Shanghai": primeira série de Wong Kar-wai chega a Portugal em junho

  • L.S. / AFP · Atualidade · 12 mai 2025 14:38

    Cannes prepara-se para festival recheado de estrelas. Ameaças de Trump causam tensão

  • SAPO Mag · Música · 12 mai 2025 14:08

    Deejay Telio edita "Reservado", o seu novo álbum

  • L.S. / AFP · Showbiz · 12 mai 2025 13:41

    Rejeitando ser feminista, Brigitte Bardot defende Gérard Depardieu em rara entrevista televisiva

 

Comentários

Entre com a sua conta do Facebook ou registe-se para ver e comentar
  • Música

    Showbiz

    Passatempos

  • Filmes

    • Estreias
    • No Cinema
    • Notícias
    • Críticas
    • Todos os Filmes
    • Trailers
    • Especiais
  • Séries

    • Estreias
    • Notícias
  • TV

    • Programação
    • Notícias
  • Óscares

    • Vencedores
    • Notícias
    • História
    • Trailers
  • Instagram
  • Facebook
  • X

      Notificações

      Última hora
      Geral

      Notificações bloqueadas pelo browser

      Veja também

      Relacionados Playlist

      Autoplay