Os nomeados nas 23 categorias dos Prémios Sophia 2019 foram anunciados hoje, ao final da tarde, na Cinemateca Portuguesa, em Lisboa. “Parque Mayer” é o filme mais nomeado, com 15 indicações, seguido de “Pedro e Inês”, com dez, e de “Cabaret Maxime”, “Soldado Milhões” e “Raiva”, com nove cada um.
Na categoria de Melhor Filme, “Parque Mayer”, um filme de época sobre o teatro de revista e o Estado Novo, compete com “Cabaret Maxime”, um policial vagamente inspirado na história do Cabaret Maxime, “Raiva”, uma adaptação ao cinema do romance “Seara de Vento", de Manuel da Fonseca, e “Soldado Milhões”, sobre o soldado português Aníbal Milhais, que combateu na Primeira Guerra Mundial.
“Parque Mayer” valeu a António-Pedro Vasconcelos, uma nomeação na categoria de Melhor Realizador, na qual compete com António Ferreira (“Pedro e Inês”), Bruno de Almeida (“Cabaret Maxime”) e Sérgio Tréfaut (“Raiva”).
A 11.ª longa-metragem de António-Pedro Vasconcelos faz o pleno nas categorias de representação com Daniela Melchior (Melhor Atriz Principal), Francisco Froes (Melhor Ator Principal), Alexandra Lencastre e Carla Maciel (Melhor Atriz Secundária) e Miguel Guilherme (Melhor Ator Secundário).
Disputam ainda a categoria de Melhor Atriz Principal: Ana Padrão (“Cabaret Maxime”), Isabel Ruth (“Raiva”) e Joana de Verona (“Pedro e Inês”).
Na categoria de Melhor Ator Principal estão ainda nomeados Adriano Carvalho (“Vazante”, filme da realizadora brasileira Daniela Thomas), Diogo Amaral (“Pedro e Inês”) e Hugo Bentes (“Raiva”).
Pelo prémio de Melhor Atriz Secundária competem ainda Ana Bustorff (“Ruth”) e Beatriz Batarda (“Colo”) e, pelo de Melhor Ator Secundário, Adriano Luz (“Raiva”), Cristóvão Campos (“Pedro e Inês”) e Dmitry Bogomolov (“Carga”).
“Correspondências”, de Rita Azevedo Gomes, “Doutores Palhaços”, de Hélder Faria e Bernardo Lopes, “Luz Obscura”, de Susana Sousa Dias, e “Labirinto da Saudade”, de Miguel Gonçalves Mendes, estão na corrida pelo prémio de Melhor Documentário em Longa-Metragem.
Além dos nomeados nas 23 categorias, foram também anunciados os nomes dos dois homenageados do Prémio Carreira 2019 - os atores Lia Gama e Pedro Éfe – e entregues os Prémios de Melhor Cartaz de Cinema e, pela primeira vez, o Prémio Técnico.
O Prémio de Melhor Cartaz foi atribuído ao designer Firdaus Mustapa, pelo cartaz do filme “Carga”, tendo sido ainda entregues prémios aos segundo e terceiro lugares, respetivamente para o cartaz de “O Labirinto da Saudade” (Ana Rita Contente) e “O Caderno Negro” (Catarina Sampaio).
O ‘re-recording mixer’ Nuno Fonseca, recebeu o Prémio Técnico, que lhe foi atribuído pela Direção da Academia Portuguesa de Cinema “por unanimidade, reconhecendo-lhe génio e criatividade, na técnica que desenvolveu para aplicar conceitos de computação gráfica ao som através de software de áudio 3D”.
A 7.ª cerimónia de entrega dos Prémios Sophia 2019 está marcada para 24 de março no Casino Estoril, Cascais.
A lista completa de nomeados aos Prémios Sophia 2019:
Melhor Documentário em Longa-Metragem:
“Correspondências”, de Rita Azevedo Gomes
“Doutores Palhaços”, de Hélder Faria e Bernardo Lopes
“Luz Obscura”, de Susana Sousa Dias
“O Labirinto da Saudade”, de Miguel Gonçalves Mendes
Melhor Filme:
“Cabaret Maxime”
“Parque Mayer”
“Raiva”
“Soldado Milhões”
Prémio Sophia Estudante:
“Bruma”, de Sofia Cachim, Daniela Santos, Gabriel Peixoto e Mónica Correia – Escola das Artes - Univ Católica Portuguesa
“No Fim do Mar”, de João Monteiro - ESAP - Escola Superior Artística do Porto
“O Chapéu”, de Alexandra Allen - Instituto Politécnico do Cávado e do Ave
“Terra Ardida”, de Francisco Romão – ETIC
Melhor Série/Telefilme:
“3 Mulheres”, de Fernando Vendrell – David e Golias
“Circo Paraís”, de Tiago Alvarez Marques – Vende-se Filmes
“Sara”, de Marco Martins – Ministério dos Filmes
“Soldado Milhões”, de Jorge Paixão da Costa e Gonçalo Galvão Teles – Ukbar Filmes
Melhor Direção de Fotografia:
Acácio de Almeida – “Raiva”
José António Loureiro – “Soldado Milhões”
Paulo Castilho – “Pedro e Inês”
Rui Poças – “ZAMA”
Melhor Canção Original:
“Arabic Soul” - Letra e música Tomás Gomes – “Colo”
“Cudin” - Composição por Miguel Moreira aka Tibars e Vasco Viana – “Djon África”
“Duelo Ao Sol” - Composição por Xutos e Pontapés – “Linhas de Sangue”
“Liberdade e Alegria” - Letra: António-Pedro Vasconcelos, música: José M. Afonso – “Parque Mayer”
Melhor Argumento Adaptado:
António Ferreira e Glória M. Ferreira, adaptado do livro A Trança de Inês de Rosa Lobato de Faria – “Pedro e Inês”
Carlos Saboga, adaptado de livro Negro De Padre Dinis de Camilo Castelo Branco – “O Caderno Negro”
João Milagre e Fátima Ribeiro, adaptado a partir da obra de Virgílio Ferreira – “Aparição”
Sérgio Tréfaut, Fátima Ribeiro, adaptado da obra Seara de Vento de Manuel da Fonseca – “Raiva”
Melhor Argumento Original:
Bruno de Almeida e John Frey – “Cabaret Maxime”
Jorge Paixão da Costa e Mário Botequilha – “Soldado Milhões”
Leonor Pinhão – “Ruth”
Tiago R. Santos – “Parque Mayer”
Melhor Banda Sonora Original:
José M. Afonso – “Parque Mayer”
Luís Pedro Madeira – “Pedro e Inês”
Manuel João Vieira – “Cabaret Maxime”
The Legendary Tigerman – “Ruth”
Melhor Montagem:
António Ferreira – “Pedro e Inês”
Bruno De Almeida e Pedro Ribeiro – “Cabaret Maxime”
João Braz – “Soldado Milhões”
Pedro Ribeiro – “Parque Mayer”
Melhor Maquilhagem e Cabelos:
Abigail Machado e Mário Leal – “Parque Mayer”
Emmanuelle Fèvre – “Raiva”
Maria José Silvestre – “Ruth”
Nuno Esteves “Blue” – “Cabaret Maxime”
Melhor Guarda Roupa:
Joana Cardoso – “Soldado Milhões”
Lucha D'Orey – “Ruth”
Maria Gonzaga – “Parque Mayer”
Sílvia Grabowski – “Pedro e Inês”
Melhor Realizador:
António Ferreira – “Pedro e Inês”
António-Pedro Vasconcelos – “Parque Mayer”
Bruno de Almeida – “Cabaret Maxime”
Sérgio Tréfaut – “Raiva”
Melhor Som:
Olivier Blanc, Bruno Tarrière – “Raiva”
Pedro Melo, Branko Neskov, Ivan Neskov e Elsa Ferreira – “Soldado Milhões”
Pedro Melo & Miguel Martins – “Cabaret Maxime”
Vasco Pedroso, Branko Neskov, Elsa Ferreira – “Parque Mayer”
Melhor Direção Artística:
Clara Vinhais – “Parque Mayer”
Isabel Branco – “O Caderno Negro”
Joana Cardoso – “Soldado Milhões”
João Torres – “Cabaret Maxime”
Melhores Efeitos Especiais/Caracterização:
Filipe Pereira e Manuel Jorge – “Soldado Milhões”
Júlio Alves – “Pedro e Inês”
Olga José – “Carga”
Rita De Castro E Nuno Esteves "Blue" – “Linhas de Sangue”
Melhor Atriz Principal:
Ana Padrão – “Cabaret Maxime”
Daniela Melchior – “Parque Mayer”
Isabel Ruth – “Raiva”
Joana de Verona – “Pedro e Inês”
Melhor Ator Principal:
Adriano Carvalho – “Vazante”
Diogo Amaral – “Pedro e Inês”
Francisco Froes – “Parque Mayer”
Hugo Bentes – “Raiva”
Melhor Atriz Secundária:
Alexandra Lencastre – “Parque Mayer”
Ana Bustorff – “Ruth”
Beatriz Batarda – “Colo”
Carla Maciel - “Parque Mayer”
Melhor Ator Secundário:
Adriano Luz – “Raiva”
Cristóvão Campos – “Pedro e Inês”
Dmitry Bogomolov – “Carga”
Miguel Guilherme – “Parque Mayer”
Melhor Documentário em Curta-Metragem:
“Kids Sapiens Sapiens”, de António Aleixo
“Pele de Luz”, de André Guiomar
“Russa”, de João Salaviza e Ricardo Alves Jr.
“Sombra Luminosa”, de Mariana Caló e Francisco Queimadela
Melhor Curta-Metragem de Ficção:
“Aquaparque”, de Ana Moreira
“Como Fernando Pessoa Salvou Portugal”, de Eugène Green
“Sleepwalk”, de Filipe Melo
“Terra Amarela”, de Dinis M. Costa
Curta-Metragem de Animação:
“Agouro”, de David Doutel e Vasco Sá
“Entre Sombras”, de Mónica Santos e Alice Guimarães
“Porque É Este O Meu Ofício”, de Paulo Monteiro
“Razão Entre Dois Volumes”, de Catarina Sobral
Comentários