Morreu ao 92 anos Wayne “Buddy” Van Horn, duplo e coordenador de duplos em mais de uma centena de filmes, principalmente de Clint Eastwood e Michael Cimino, e também realizador de alguns filmes.

Principalmente conhecido como o duplo de Clint Eastwood entre 1967 e 2011, faleceu a 11 de maio, mas a notícia só foi conhecida através de um obituário publicado no jornal Los Angeles Times no domingo.

Cavaleiro talentoso desde muito novo, tornou-se figurante em westerns, mas o seu primeiro trabalho de grande destaque depois de cumprir o serviço militar foi como o duplo de Guy Williams na série "Zorro" da Disney, produzida entre 1957 e 1958. É ele que se vê em cima do cavalo Tornado durante a trovoada nos primeiros segundos do genérico.

Nos anos 1960, foi duplo de várias estrelas, como Henry Fonda, Lee Marvin, James Stewart ou Gregory Peck. A experiência para a esgrima também foi utilizada em filmes como "Spartacus" (1960) e "O Senhor da Guerra" (1965).

Seguiu-se o encontro com Clint Eastwood, de quem se tornou duplo em 1967, uma parceria que durou 44 anos e 30 filmes.

A colaboração incluiu a coordenação de duplos a partir de 1972 e até "J. Edgar" em 2011, e Eastwood também lhe confiou a realização de "Bronco Billy, o Aventureiro" (1980), "Na Lista do Assassino" (1988, o último "Dirty Harry") e "Cadillac Cor-de-Rosa" (1989).

Como ator, apareceu por exemplo em "A Fúria da Razão" (1971, o primeiro "Dirty Harry") na cena em que Eastwodd tenta impedir um homem de se matar, mas o papel mais proeminente foi em "O Pistoleiro do Diabo" (1973): a parecença entre os dois foi utilizada para sugerir que Jim Duncan e o "The Stranger" de Eastwood eram a mesma personagem.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.