O filme "Sobre tudo sobre nada", do realizador português Dídio Pestana, recebeu o prémio do público da mostra Kino, dedicada ao cinema de expressão alemã, foi hoje anunciado.
A 16.ª mostra Kino terminou na quarta-feira em Lisboa, com o público a atribuir, pela primeira vez, um prémio monetário, de 800 euros, ao realizador de uma primeira longa-metragem da programação.
A escolha recaiu sobre o documentário "Sobre tudo sobre nada", do realizador português Dídio Pestana que, além de viver em Berlim, "partilha com alguns dos seus pares germanófonos um desejo de recuperar memórias à medida que elas se vão desvanecendo", refere a organização.
Descrito como um "filme-diário" rodado em formato Super 8, o filme de Dídio Pestana foi construído durante oito anos e regista a vida do realizador, "sobre as suas contradições, falhanços e momentos felizes".
Além deste filme, nas preferências do público estiveram ainda os filmes "Selbstkritik eines burgerlichen Hundes", de Julian Radlmaier e "Gutland", de Govinda Van Maele.
Terminada em Lisboa, a mostra Kino prossegue agora para Coimbra, com programação nos dias 26 e 27 no Teatro Académico Gil Vicente.
A Kino – Mostra de Cinema de Expressão Alemã é promovida pelo Goethe-Institut de Lisboa, em colaboração com as embaixadas em Portugal da Áustria, da Suíça e do Luxemburgo.
Comentários