À sexta semana em cartaz, o quarto filme da série “Gru, O Maldisposto” acaba de bater o recorde dos cinco filmes da saga “Shrek” e tornar-se o franchise animado com maiores receitas de sempre.

Com 3,5 mil milhões de dólares faturados nas bilheteiras de todo o mundo até à data, a série “Gru, o Maldisposto” (que inclui os três filmes com a personagem titular mais a fita isolada protagonizada pelos Mínimos) acaba de se tornar o franchise animado com mais receitas brutas de todos os tempos.

Os 26,5 milhões que “Gru, O Maldisposto 3” faturou no último fim-de-semana elevaram o filme aos 879,5 milhões nas bilheteiras de todo o mundo, o que empurrou a faturação total da saga para os 3,5 mil milhões de dólares.Logo atrás fica então o anterior campeão, “Shrek”, cujos cinco filmes (quatro em nome próprio e mais um do spin-of “O Gato das Botas”) arrecadaram 3,5 mil milhões.

Mesmo assim, o recorde da saga Gru dificilmente será quebrado nos próximos tempos, uma vez que não há sequelas de Shrek no horizonte e que em 2020 estrerará uma sequela de “Os Mínimos”, cujo filme anterior rendeu em todo o mundo nada menos que 1,16 mil milhões de dólares.

De acordo com o site especializado em animação Cartoon Brew, neste momento os 10 franchises de animação com mais receitas sem contar com a inflação são:

1 – Gru, o Maldisposto (quatro filmes) – 3,55 mil milhões de dólares

2 – Shrek (cinco filmes ) – 3,51 mil milhões de dólares

3 - A Idade do Gelo (cinco filmes) – 3,21 mil milhões de dólares

4 – Madagáscar (quatro filmes) – 2,25 mil milhões de dólares

5 – Toy Story (três filmes) – 1,97 mil milhões de dólares

6 – À Procura de Nemo (dois filmes) – 1,96 mil milhões de dólares

7 – O Panda do Kung Fu (três filmes) – 1,81 mil milhões de dólares

8 – Carros (cinco filmes, incluindo os dois de Aviões) – 1,70 mil milhões de dólares

9 – Monstros e Companhia (dois filmes) – 1,32 mil milhões de dólares

10 – Como Treinares o teu Dragão (dois filmes) – 1,11 mil milhões de dólares