Menos de uma semana após o sucesso da estreia de "Gru – O Maldisposto 4" na América do Norte, está a caminho mais um filme.

Esta quinta-feira, a Illumination e a Universal Pictures anunciaram que "Mínimos 3" chegará aos cinemas a 30 de junho de 2027.

A aposta é forte: o animador francês Pierre Coffin regressa à realização, depois de assinar os três primeiros "Gru – O Maldisposto" (2010, 2013 e 2017) e o primeiro "Mínimos" (2015). Ele também é a voz em todos os filmes das adoráveis criaturinhas amarelas sempre prontas para servir o mais maldisposto dos mestres.

O argumento é assinado por Brian Lynch ("Mínimos" e da saga "A Vida Secreta dos Nossos Bichos").

Desde 2010, os seus filmes "Gru – O Maldisposto" e "Mínimos" compõem a maior saga de animação e fenómeno cultural à escala global, com quase cinco mil milhões de dólares de receitas nas bilheteiras.

O fervor estende-se a Portugal: excluindo a versão fotorrealista de "O Rei Leão", o primeiro "Mínimos" de 2015, permanece o filme de animação mais visto nos cinemas em Portugal desde 2004, com quase 940 mil espectadores.

"Gru – O Maldisposto 4" alcançou o topo das bilheteiras norte-americanas no seu primeiro fim de semana alargado nos cinemas: arrecadou 122,6 milhões de dólares entre 3 e 7 de julho.

Incluindo as receitas internacionais, o filme já arrecadou 267 milhões de dólares, em mais um sucesso de bilheteira para os estúdios após um orçamento relativamente controlado, sem incluir marketing, de 100 milhões (metade em relação aos títulos da Disney) e Pixar, embora o retorno já estivesse assegurado pela popularidade do universo dos Mínimos por exemplo nas vendas de merchandising.

Nos cinemas portugueses, já 233.164 espectadores viram a nova aventura desde 24 de junho.