Com um orçamento a rondar os 130 mil euros e uma oferta de 100 filmes a serem projetados no Teatro Rivoli, Passos Manuel e Maus Hábitos, o diretor do festival Porto/post/doc, Dario Oliveira, espera “salas cheias” durante os nove dias do evento e estima elevar em 2016 para 10 mil os espetadores nesta terceira edição. Em 2015, o certame registou “sete mil visitantes”.

Neste terceiro ano, a “grande novidade”, segundo Dario Oliveira, é a criação da secção para crianças, a intitulada secção Mini, que tem o objetivo de trabalhar novos públicos, designadamente com dez escolas da cidade.

Um dos filmes para crianças que se destacam é o “Le Ballon Rouge” [O Balão Vermelho], uma película do francês Albert Lamorisse de 1956 que inspirou a longa-metragem de animação “Up - Altamente”, produzida pelos estúdios da Pixar e lançada em 2009, que ganhou o Óscar de Melhor Filme de Animação.

A secção Mini vai ter também oficinas para crianças e familiares.

“Espero que seja uma das secções mais concorridas deste festival. Vamos alargar o raio de ação e sair da Baixa do porto para ir às escolas”, explicou o diretor do festival.

O Porto/post/doc vai ter este ano pela primeira vez o mecenato da Região Demarcada dos Vinhos Verdes, que vai dar um apoio financeiro também para Grande Prémio da competição do festival (cujo valor total é de 3 mil euros), e à qual concorreram 600 filmes.

Na secção Transmission vão ser exibidos filmes que se associam à música, onde se destaca a banda The Stooges de Iggy Pop ou movimentos musicais como o punk em Portugal “Enterrado na Loucura”. Para encerrar o festival, está prevista a apresentação de um retrato de David Bowie, o “maior camaleão da música pop”.

No festival que termina a 4 de dezembro destaca-se também a secção “Foco Sensory Ethonography Lab” [Laboratório de Etnografia Sensorial], com três filmes da cineasta checa Jana Sevcíková, e a secção Eryk Rocha, com uma retrospetiva integral do cineasta brasileiro, que aborda “os grandes acontecimentos da história recente do Brasil, e onde está prevista a estreia nacional do filme “Cinema Novo”.

Os ingressos para o festival custam quatro euros por sessão (dois euros para menores de 18 anos e maiores de 65 anos), enquanto os Transmission concertos têm um valor de cinco euros. A entrada é livre para o Fórum real, Happy Hours e Transmission Parties.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.